Minas, altar do Brasil
O Governo de Minas prepara uma extensa e plural programação para celebrar a partir de hoje, dia 15, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e instituições vinculadas, a primeira edição da Semana de Minas.
Uma agenda repleta de atrações para todos os gostos ao longo dos próximos dias, vai ressaltar a riqueza e diversidade da cultura mineira, através de suas linguagens artísticas.
O projeto Semana de Minas tem em sua programação apresentações musicais, cinema, literatura, artes plásticas, gastronomia, oficinas e exposições.
Celebrando as Minas Gerais
A data escolhida para a realização do projeto não foi por acaso, já que o dia 16 de julho, é comemorado o Dia de Minas, instituído em 1979 pela Lei n° 561, remetendo à chegada da bandeira chefiada pelo coronel Salvador Fernandes Furtado de Mendonça, em 1696, à região onde hoje fica a cidade de Mariana.
A data também relembra a importância e a trajetória de três séculos do estado e de seu povo. É nessa data que, por meio de decreto, o Governo de Minas transfere simbolicamente a capital do Estado para o município de Mariana.
Para Leônidas de Oliveira, secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, é importante que ações culturais articuladas aconteçam para fortalecer e marcar a importância do período.
“Teremos uma programação gratuita, diversa e para todos os públicos a partir desta segunda-feira, celebrando a cultura, a história e a memória de Minas Gerais com várias possibilidades de entretenimento, de diversão e de experiências que nos remetem às nossas raízes, à nossa mineiridade e ao nosso orgulho de pertencermos a essa terra”, destaca Oliveira, ao site da Secult.
Programação Completa
Estreia na próxima sexta-feira, dia 19, no Palácio das Artes, a ópera “Devoção”. Uma montagem inédita da Fundação Clóvis Salgado, que teve a sua pré-estreia no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, no último sábado, dia 13. As sessões acontecem no sábado, dia 19, segunda, dia 22 e na terça-feira, dia 23/7.
Amanhã, dia 16, na rampa do restaurante Casa Cheia, no Mercado Central, às 16h30, está programado um flash mob com a participação dos integrantes do elenco da ópera “Devoção”, que apresentarão um trecho do espetáculo.
Entre os dias 16 de julho e 31 de agosto, os visitantes do Museu dos Militares Mineiros, serão convidados a escrever um painel que ficará exposto no pátio com palavras, frases ou lembranças que definam sua mineiridade e sua relação de amor com o estado. O museu fica localizado na rua dos Aimorés, 698, bairro Funcionários, em Belo Horizonte. A entrada é gratuita.
A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais vai abrir as portas entre os dias 16 e 19 de julho, das 10h às 16h, para visitas guiadas à Coleção Mineiriana, o maior acervo público de obras sobre Minas Gerais, com aproximadamente 24.000 itens.
O Palácio das Artes recebe a partir de quinta-feira, dia 18, a exposição “A valorização e o resgate de nossa cultura”, que celebra o trabalho de Yara Tupynambá em diálogo com as afromineiridades. O público será recebido de quarta a sexta-feira, de 12h às 17h e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17.
Circuito Liberdade
O Circuito Liberdade também terá uma programação especial voltada para a família com oficinas, exposições, sessões de cinema, apresentações teatrais, contação de histórias e muito mais.
No Palácio da Liberdade será apresentado o projeto “Férias no Palácio”, com visitas guiadas e oficinas, a partir de sábado, dia 20. Na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais será inaugurada hoje, dia 15, a exposição “Pequeno Príncipe – Uma Paixão Literária em Várias Línguas”.
No Museu dos Militares Mineiros, serão realizadas as oficinas “Comemoração do Dia de Minas” a partir de amanhã, dia 16 e “Desenhando os objetos”, na quarta-feira, dia 17. No Museu das Minas e do Metal, o MM Gerdau, promove durante essa semana, de 16 a 20/7, o evento “Férias no Museu”.
A programação completa do Circuito da Liberdade pode ser conferida no link.
Ainda na Praça da Liberdade, nesta terça-feira, dia 16, às 19h30, o Quinteto de Sopros da Orquestra Filarmônica de Minas, faz uma apresentação de cerca de 30 minutos, na sacada do Palácio da Liberdade, para celebrar o “Dia de Minas”.
Entre os dias 16 e 31 de julho, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), realizará em seu canal do YouTube, uma mostra de cinema comentada com documentários relacionados aos patrimônios culturais. Serão apresentados os filmes “O quê do queijo”, “Inventário Cultural de Proteção do Rio São Francisco”, “Registro Bem Imaterial – Comunidade dos Arturos”, “Violas: o fazer e o tocar em Minas Gerais”, “Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte” e “Folias de Minas”.
Na cidade de Mariana, a comemoração do “Dia de Minas” terá a intervenção das Guardas de Reinado de Mariana e Ouro Preto. O evento acontece um mês antes de o Congado ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais.