A participação brasileira no Y20 promove reflexão e ação global

Jovens líderes discutem temas críticos para o futuro no âmbito do G20

Foto: Divulgação Y20/ Montagem: G20.org

Temas de Reflexão da Presidência Brasileira do Y20

Sob a liderança brasileira, a presidência do Y20 iniciou um processo de reflexão focado em cinco temas principais.  

Esses temas serão discutidos e negociados pelas delegações oficiais dos países participantes do G20, que incluem os 19 países-membros (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia), dois órgãos regionais (União Africana e União Europeia) e países convidados como Angola, Egito, Nigéria, Espanha, Portugal, Noruega, Emirados Árabes Unidos e Singapura.

Cada país do G20 deve apresentar uma delegação oficial composta por cinco jovens líderes. A presidência brasileira, com foco na ampliação da participação social, lançou um edital público nacional para selecionar os representantes do Brasil. 

A iniciativa buscou garantir a diversidade e inclusão de jovens de diferentes contextos sociais, culturais e geográficos no Grupo de Engajamento de Juventude do G20.

Divulgação e participação

Para democratizar o acesso à informação sobre o G20, a presidência brasileira do Y20 adotou uma abordagem abrangente na divulgação do edital. 

Além de ser disponibilizado no site oficial do G20, o documento foi amplamente divulgado com o apoio de organizações da sociedade civil, movimentos sociais e instituições de juventude. Isso resultou em um número recorde de aproximadamente 50 candidatos por vaga, refletindo a importância da participação juvenil nas discussões globais.

As cinco lideranças jovens selecionadas terão a oportunidade de participar de vários eventos do G20, incluindo os Diálogos Regionais do Y20, o Y20 Pré Summit em Belém do Pará e o Y20 Summit no Rio de Janeiro. 

Elas também estão recebendo formações da ONU e parceiros técnicos do Y20 para contribuir efetivamente na elaboração de propostas a serem apresentadas aos líderes do G20.

Comentário do Chair do Y20

Marcus Barão. Chair do Youth20 – Y20. Foto: Reprodução / Redes Sociais.

Marcus Barão, Chair do Y20, expressou entusiasmo pela Delegação Brasileira do Y20.

“Estamos todos muito animados com a Delegação Brasileira do Y20. São lideranças jovens com trajetórias inspiradoras, reconhecidas por sua atuação na sociedade e com uma capacidade de contribuição sólida para o processo do Y20 e do G20 como um todo”, avalia Marcus Barão, Chair do Y20.

Y20 o que é e o que faz?

O Y20 é um grupo de engajamento juvenil no âmbito do G20, que é um fórum internacional para a cooperação econômica, financeira e política composto pelas 19 maiores economias do mundo e a União Europeia. O Y20 proporciona uma plataforma para jovens líderes de diferentes países discutirem questões globais e apresentarem suas perspectivas e soluções diretamente aos líderes do G20.

O Y20 tem como objetivo incorporar as vozes dos jovens que visa garantir que as perspectivas e preocupações dos jovens sejam consideradas nas políticas globais. Jovens líderes participam de diálogos, discussões e negociações, propondo recomendações para os líderes do G20.

Promove também o desenvolvimento de lideranças  capacitando-os a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades e países.

O Y20 foca em temas temas de interesse global críticos como inovação, inclusão, trabalho, educação, sustentabilidade, mudanças climáticas e governança global, refletindo as preocupações e aspirações dos jovens.

O Y20 tem um impacto significativo ao permitir que as vozes jovens sejam ouvidas em um nível internacional, contribuindo para políticas mais inclusivas e representativas. 

Além disso, fortalece a cooperação internacional entre jovens líderes e promove o entendimento e a solidariedade entre diferentes culturas e nações.

Integrantes da delegação brasileira

As lideranças jovens selecionadas para a Delegação Oficial Brasileira do Y20 são:

  1. Daniela Lima Costa – Inclusão e Diversidade
  2. Guilherme de Rosso Manços – Inovação e Futuro do Mundo do Trabalho
  3. Leandro Fontes Corrêa – Reforma do Sistema de Governança Global
  4. Mahryan Sampaio Rodrigues – Mudanças Climáticas e Transição Energética para o Desenvolvimento Sustentável
  5. Philippe Diogo Alves da Silva – Combate à Fome, à Pobreza e às Desigualdades
Bárbara Bitencourt: Graduada em Comunicação Social e especializada em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Pitágoras, em Belo Horizonte.