5ª edição do Trilhas do Futuro abre inscrições para vagas remanescentes

São cerca de 18 mil vagas remanescentes

Nova oportunidade

Estudantes que desejam uma formação profissional e não garantiram ainda sua vaga em um curso técnico gratuito no programa Trilhas do Futuro tem agora uma nova oportunidade.

Por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), o Governo de Minas abre inscrições para ocupar as vagas remanescentes do programa.

Os alunos que não foram selecionados na chamada regular, têm até o dia 22 de novembro para se inscrever acessando o site do programa.

Nova oportunidade

Os candidatos selecionados para participar do projeto, segundo os critérios previstos na Resolução SEE n.º5047/2024, poderão concorrer a uma nova oportunidade para garantir uma das vagas ainda disponíveis no site.

Na fase atual, são aproximadamente 18 mil vagas remanescentes à disposição. O início das aulas em todo o estado está previsto para fevereiro de 2025.

Na edição deste ano, 130 municípios receberam a oferta de cerca de 50 mil vagas, envolvendo 156 instituições de ensino técnico. No total, os candidatos podem escolher entre as 78 opções distintas de cursos.

“É fundamental que os estudantes que não foram selecionados na chamada regular do Trilhas de Futuro fiquem atentos às vagas remanescentes. O programa representa uma excelente oportunidade para aqueles que desejam garantir sua formação técnica para 2025”, destaca a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Kellen Senra.

Foto: Cristiano Machado/Imprensa MG

Vagas remanescentes

No decorrer do período de inscrições, os candidatos serão selecionados com base na ordem cronológica de inscrição apresentada no site. O catálogo de cursos divulgado até aqui, inclui as vagas que estão disponíveis, mas essas vagas são preenchidas durante o período de inscrição e podem não estar mais disponíveis no momento da inscrição do candidato.

Após se inscrever e ter a vaga confirmada, o candidato terá dois dias úteis para confirmar sua matrícula presencialmente na instituição escolhida, munido de todos os documentos exigidos, como carteira de identidade ou certidão de nascimento e CPF.

Para estudantes menores de idade, é preciso apresentar também documentos de identidade e CPF, originais e cópias, de um dos pais ou responsáveis.

Sobre o Trilhas de Futuro

Lançado em 2021, o Trilhas de Futuro é um programa que oferece cursos técnicos gratuitos para estudantes do ensino médio e egressos, em instituições públicas e privadas credenciadas.

O processo de seleção é baseado em critérios de escolaridade e na rede de ensino do candidato.

Desde sua criação, o projeto já formou quase 60 mil profissionais, e conta atualmente com mais de 77 mil estudantes em formação. O programa já atraiu mais de 1,2 milhão de inscritos, consolidando-se como uma das principais iniciativas de qualificação profissional do Estado.

Foto: SEE-MG/Divulgação
Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.