Energia limpa e sustentável
A Essesncis, empresa de tratamento de resíduos sólidos, localizada no bairro Morada do Trevo, inaugurou ontem a primeira usina termelétrica instalada em Betim.
A Termogás, construída dentro das instalações da empresa, ainda está em fase de comissionamento, que antecede a fase operacional e tem previsão de começar a operar com sua capacidade plena a partir de maio.
Com capacidade de geração de energia de 7.500 MWh/ano, que é suficiente para atender uma população de 10 mil habitantes por mês. No total, foram investidos R$ 15 milhões de reais.
Como funciona
O funcionamento da usina acontece da seguinte maneira, o biogás que é liberado a partir da decomposição dos resíduos orgânicos de aterros sanitários é captado e passará por um rigoroso processo de controle e monitoramento, para que seja captado a maior concentração de gás metano.
Em um segundo passo, o gás metano passará por um processo de combustão controlada para em seguida virar energia, que será disposta na rede da distribuidora para compensação de consumo.
O diretor-executivo da Essencis, Alan Pierre, explica que “Basicamente, vamos fazer a captação e o tratamento dos gases gerados no aterro sanitário pela decomposição da matéria orgânica – extremamente nocivos à atmosfera -, e, depois, fazer uma geração de energia elétrica limpa”.
Segundo Alan, a escolha por Betim estratégica. “Esta é a primeira Termogás de Betim e a primeira de três do nosso grupo em Minas Gerais. A Essencis tem uma relação de longa data com a cidade. Já são quase duas décadas instalada aqui. Entendemos que este é o principal município da região metropolitana e, além de atendê-lo, a nossa unidade aqui faz o tratamento de resíduos de cerca de 20 municípios. Ou seja, a gente cuida da saúde de mais de um milhão de habitantes. Além disso, atendemos diversas indústrias e empresas. Betim tem todo um ambiente saudável, do ponto de vista econômico, para investimento desse modelo”.
Já o prefeito de Betim, Vottirio Medioli (sem partido) ressalta que “Essa é uma tendência que deve crescer muito. O biogás, que depois gera o biometano, é uma obrigação que nós temos de aproveitar na geração de energia limpa e sustentável”.