Integração entre as forças de segurança
Com o tema “Segurança pública, direitos humanos e atuação das forças de segurança junto aos grupos vulneráveis”, a Prefeitura de Betim promove a Semana da Segurança Pública.
A iniciativa acontece de quarta-feira, dia 15, até a sexta-feira, dia 17, onde serão realizadas blitze educativas, palestras, solenidade de homenagem a profissionais da área com atuação na cidade, e marca o início do funcionamento do Centro Integrado de Operações (COP).
Um espaço no Centro Administrativo da prefeitura onde estão os sistemas de videomonitoramento e comunicação e que também reúne as Guarda Municipal, Patrimonial, Defesa Civil, a Polícia Militar e outros.
As atividades
Na quarta-feira, dia 15, as ações começam com blitze educativas acontecendo simultaneamente em dois pontos da cidade, na esquina das avenidas Duque de Caxias e Belo Horizonte, no bairro Jardim Teresópolis, e na avenida Doutor José Mariano, n.º 100, no bairro Citrolândia, das 9h às 11h.
Os agentes da Guarda Municipal e da Defesa Civil vão distribuir materiais informativos alertando sobre como combater a exploração sexual de crianças e adolescentes, além de orientar os moradores sobre suas possíveis dúvidas.
Já no Centro Administrativo da Prefeitura, das 10h às 12h, acontece a exposição de equipamentos de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e a demonstração dos procedimentos de salvamento. Essa ação será realizada por agentes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.
O primeiro dia de atividades termina com a apresentação musical da Guarda Civil de Contagem, que acontece as 17h30, na Praça do Encontro.
Segundo dia
No dia 16, quinta-feira, as 9h, o chefe da assessoria estratégica da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Marco Antônio Territo de Barros, ministra uma palestra sobre a atuação das forças de segurança com os grupos vulneráveis.
Logo depois, a Secretária Adjunta de Segurança Pública irá conduzir a entrega de certificado de honra ao mérito aos profissionais que se destacaram no ano de 2023. Serão homenageados os servidores da Guarda Municipal, na Guarda Patrimonial, na Defesa Civil, da Diretoria de Transportes e Trânsito (Ecos), no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na Polícia Militar, na Polícia Civil e no Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Serão 120 agentes homenageados, sendo 15 de cada órgão.
Último dia
Na sexta-feira, dia 17, último dia das atividades, será marcado como o início do funcionamento do Centro Integrado de Operações (COP). Um passo importante da gestão municipal para marcar a integração das forças de segurança que atuam na cidade.
No mesmo espaço, o COP centralizará representantes da Guarda Municipal, da Guarda Patrimonial, da Defesa Civil, da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.
São 68 câmeras de videomonitoramento do Olho Vivo, 32 câmeras da Guarda Municipal e 34 câmeras da Polícia Militar, e recebem também em tempo real, informações das 66 câmeras de LPR (do inglês “License Plate Recognition”), instaladas pela prefeitura em várias regiões da cidade. Essas câmeras fazem a leitura automática de placas de veículos.
O COP funcionará 24 horas por dia e também será responsável por receber as chamadas à Guarda Municipal, no número 153 e à Defesa Civil, no número 199.