Capital do quadrinhos
Entre os dias 22 e 26 de maio, a capital mineira se transformará também na capital mundial dos quadrinhos. Nesse período, Belo Horizonte recebe a 12º edição do Festival Internacional de Quadrinhos (Fiq).
O evento acontece no Minascentro, a partir da próxima quarta-feira, dia 22, com o tema “Onde cabem os quadrinhos?”. O homenageado dessa edição será o mineiro Ziraldo, falecido em abril.
No último sábado, dia 18, quem passava pela região da Praça Sete, no centro de Belo Horizonte, teve a oportunidade de experimentar um pouco do que vai acontecer durante o evento. 14 artistas foram convidados para uma apresentação com criação em tempo real de quadrinhos, e também exposição de produtos e música ao vivo.
FIQ 2024
O evento terá participação de cerca de 400 artistas brasileiros e internacionais, e os visitantes vão ter a oportunidade de participar de mesas redondas, debates, conversas, duelos de HQs, rodada de negócios e oficina de sessões de cinema. A programação é totalmente gratuita.
A edição desse ano terá a presença de grandes nomes das HQs vindos de 22 estados do Brasil, mais Distrito Federal, e também de outros seis países, o que amplia o intercâmbio entre os profissionais do setor, pesquisadores e públicos diversos.
Outro destaque dessa edição será a homenagem a Ziraldo. O mineiro de Caratinga, terá um auditório batizado com seu nome, além disso, os espaços do festival serão decorados com cenários interativos da sua obra “O menino maluquinho”.
Programação
No primeiro dia de festival, haverá o “Quadrinho [é/não é] cinema/literatura/livro ilustrado” que inaugura o festival com discussões sobre qual o limite entre as linguagens artísticas, com participação de Piero Bagnariol (MG), Daniel Bretas (MG), Veronica Berta (MG), Laura Jardim (MG), sob mediação de Liber Paz. A programação completa você encontra no link
Mostra de cinema e exposição
A mostra de cinema traz obras focadas na temática do evento e na mistura dos quadrinhos com o mundo da animação. As exibições acontecem gratuitamente no Cine Santa Teresa e as sessões têm classificação livre. Entre os filmes já confirmados estão “Cidade Pirata”, “Bob Cuspe Sbornia” e “Menino Maluquinho” 1 e 2.
Serviço:
12ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte – FIQ BH 2024
Data: 22 a 26 de maio
Local: Minascentro – Rua Guajajaras, 1022
Horário: Quarta a sexta-feira, das 8h às 20h; sábado, de 9h às 21h, e
domingo, de 9h às 19h.
Classificação: livre