Ponte nova no Riacho das Areias
Em breve, a Prefeitura de Betim dará início a construção de uma ponte para a transposição de carros e pedestres, no Riacho das Areias, na avenida Juiz Marco Túlio Isaac.
A obra será feita no bairro Jardim das Alterosas 1º Seção, em frente a interseção com a avenida Vasco Santiago. O objetivo da obra é ampliar a mobilidade urbana na região, facilitando o acesso dos moradores ao centro da cidade. A ordem para o início das obras foi assinada ontem, dia 4, e as primeiras intervenções já começam nos próximos dias.
Os investimentos para a construção da ponte são de aproximadamente R$ 2,2 milhões, com recursos do próprio executivo, e a previsão de conclusão é para maio do próximo ano.
Projeto
Uma série de estudos serão feitos para a realização da obra, estudos hidrológicos, geotécnicos e de tráfego. Também será levado em conta as possíveis adaptações da geometria da ponte.
Estão inclusos também a terraplanagem, dispositivos de drenagem, pavimentação, sinalização e iluminação em toda a área da ponte.
A ponte terá 13,20 metros de largura e 18 metros de comprimento, com um vão livre de 17 metros, possibilitando intervenções futuras para o alargamento do canal. Em sua estrutura, serão duas faixas com retornos e acesso à Marco Túlio Isaac nos dois sentidos para quem vier da Avenida Vasco Santiago. Também serão feitas as passagens de pedestre em ambos os lados e a faixa contínua da ciclovia será preservada.
“A construção de mais essa ponte na Marco Túlio Isaac vai trazer diversas possibilidades para o trânsito na região, encurtando distâncias para retorno e, principalmente, conectando a avenida sanitária Vasco Santiago, construída pela atual gestão, aos dois sentidos da própria Marco Túlio. É uma obra de infraestrutura que vem para ampliar a mobilidade urbana do município, dando mais fluidez ao trânsito nesse que é um dos maiores corredores viários de Betim”, explica o presidente da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), Wilton Magno Leite, ao site da prefeitura.