No alto do pódio
Mantikir Summit Premium, esse é o nome do azeite mineiro eleito o melhor do mundo, na premiação espanhola Evooleum 2024.
Produzido na cidade de Maria da Fé, cidade considerada a mais fria de Minas e onde tem o olival mais alto do Brasil, o azeite mineiro conquistou o primeiro lugar na categoria “Produção Limitada”, de no máximo 2.500 litros.
O concurso é organizado há 20 anos pela editora espanhola Mercacei e também pela Associação Espanhola de Municípios Olivais (AEMO).
O azeite
O Mantikir Summit Premium tem acidez de 0,11% e é preparado com um misto de azeitonas como Arbequina, Coratina, Grapolo e Koroneike, cultivadas em uma altitude de 1.910 metros, na Fazenda Tuiuva, na Serra da Mantiqueira.
Depois da colheita, o fruto é levado para extração no Lagar de Quelemém (MG). Na fase olfativa, pode ser perceber um azeite frutado leve, com toques de ervas recém-cortadas e frutas. Já na fase gustativa, são sentidos os sabores mais delicados, herbáceos, frutos secos e um equilíbrio entre notas amargas e picantes, segundo o produtor.
Uma garrafa de 250 ml do premiado azeite, produzido no Sul de Minas, chega a custar R$ 190, com o litro chegando a custar R$ 760.
“É uma honra representar nossa região e o Brasil, nesse concurso renomado e com tão pouco tempo de trabalho. São quatro anos desde a primeiro plantio. Nossas azeitonas estão apenas na segunda safra e já possuem um alto padrão de qualidade”, comenta o proprietário, Herbert Sales, em entrevista à CNN Brasil.
O Melhor do Hemisfério Sul em Portugal
No mês de abril, o Mantikir Summit Premium já havia conquistado como melhor azeite de oliva extravirgem do Hemisfério Sul, no 12º Concurso Internacional de Azeites Extravirgem – Prêmio CA Ovibeja, realizado em Portugal. Uma das principais premiações do segmento procura incentivar a qualidade dos azeites e o aumento do seu consumo no mercado.