Nova identidade já pode ser solicitada
Pelo menos 23 estados do Brasil já estão emitindo o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN), dentre eles, Minas Gerais, que já entregou mais de 850 mil novos documentos.
Segundo dados do Governo Federal, em todo o país, mais de 7,8 milhões de novas carteiras já foram emitidas. Somente três estados brasileiros ainda não emitem a nova carteira, Bahia, Roraima e Amapá.
Conforme o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o objetivo é melhorar os cadastros do governo, diminuir as fraudes e ampliar a segurança dos processos de identificação de pessoas.
Minas Gerais
Em Minas, o novo documento está sendo emitido em todos os postos de identificação. Aos poucos, a nova identidade deverá substituir o RG em todo o território nacional.
A nova carteira de identidade deverá ser solicitada por todo cidadão brasileiro até fevereiro de 2032. O documento pode ser adquirido em qualquer instituto de identificação do estado, na Polícia Civil, nas prefeituras, câmaras municipais e nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).
Como será a nova carteira
O novo documento virá nas versões física e digital, preservando o layout e com validade para todo o território nacional, a partir de 4 de agosto deste ano.
A Polícia Civil informa que a nova identidade vai unificar possíveis números de registro que existam em todos os 27 estados da federação, com intuito de impedir identidades com numerações diferentes.
Como solicitar o documento
Para solicitar o documento, o cidadão deverá agendar um horário no site ou no app do Governo de Minas Gerais. Ao comparecer na unidade escolhida e na data e horário agendados, o cidadão deverá apresentar a certidão de nascimento ou de casamento, em caso de mudança de nome após o matrimônio, e algum documento que contenha o número do CPF.
Com exceção das crianças que não possam posar sem ajuda de terceiros, não é mais preciso levar fotos 3×4. A fotografia será feita no momento do atendimento. Menores de 16 anos devem comparecer acompanhados pelo pai, mãe ou responsável legal.
O nome social será incluído mediante requerimento.