Resíduo Enquadrado
O curta-metragem “Resíduo Enquadrado”, produzido por estudantes da Escola Estadual Manoel Izídio, de Ipatinga, foi exibido na 19ª Mostra de Cinema de Ouro Preto. Este festival é um dos mais prestigiados eventos de audiovisual no Brasil, realizado anualmente na histórica cidade de Ouro Preto.
Lançado em outubro de 2023, o filme foi desenvolvido durante a Oficina de Cinema, Meio Ambiente e Mídia Móvel. Esta oficina foi ministrada pelo cineasta Gustavo Jardim e supervisionada pela professora Flávia Cândida Pinho, da E.E. Manoel Izídio.
Os estudantes trabalharam coletivamente na criação do curta, desde a concepção das ideias até a captação de imagens e a escolha da trilha sonora.
Sinopse
Curta oriundo de uma oficina de mídia móvel, cinema e meio ambiente, realizado em Ipatinga-MG. O Filme exalta o meio ambiente, inserido dentro e em volta da cidade, que contrasta com elementos urbanos de ameaças e conflitos com a natureza numa dramaticidade e lirismo ao mesmo tempo. Os movimentos de câmera também contribuem para traduzir o espaço urbano onde a vida ganha agilidade, é apressada; e o compasso lento marcado pela contemplação da natureza.
Direção de Arte: Nicolas Silva, Lucas de Araújo, Marina Luiza, Ana Souza, Arthur Mendonça, Yasmin Marinho, Yuri Luiz
Som: Marcela Francisco
Empresa produtora: Alexandre Luna e Shirley Maclane Produções
Elenco: Imagens Nicolas Silva, Lucas de Araújo, Marina Luiza, Ana Souza, Arthur Mendonça, Yasmin Marinho, Yuri Luiz e Edição e leitura : Marcela Francisco e Ana Alice ( Poema)
Impacto e criatividade
Com três minutos de duração, “Resíduo Enquadrado” aborda questões ambientais de forma sensível e criativa, contrastando elementos urbanos de Ipatinga com a natureza.
A obra explora a relação entre o meio ambiente e a vida urbana, destacando a importância da conscientização ambiental.
A exibição na Mostra de Cinema de Ouro Preto é um marco significativo para os alunos e a comunidade de Ipatinga, celebrando a criatividade e o talento dos jovens cineastas locais.