Uma nova oportunidade
O Programa Descubra, iniciativa vinda da cooperação entre 11 órgãos e instituições federais, estaduais e municipais, promove nesta quinta-feira, dia 5, uma audiência para representantes de 25 empresas de Betim.
O evento acontece no auditório do Senac Betim, no centro da cidade, das 9h às 12h.
Esse encontro é uma maneira de tentar sensibilizar os empresários a aderirem ao programa, que promove o acesso a programas de aprendizagem e cursos profissionais para jovens e adolescentes, com idade entre 14 e 21 anos.
Oportunidade
O Programa Descubra funciona como um meio de ofertar vagas de trabalho para jovens em cumprimento ou que são egressos de medidas socioeducativas.
O programa também está abeto a jovens em acolhimento institucional ou que foram resgatados em uma situação de exploração de trabalho infantil, jovens que estejam em situação de vulnerabilidade social e que estão sendo acompanhados pelos Creas, Cras e unidades de acolhimento.
Criando em 2019, após um alinhamento de ideias entre a Rede de Promoção e Defesa dos Direitos de Criança e Adolescentes de Belo Horizonte, com gestores públicos, empresas, Senai e Senac, o Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais tem ampliado a oportunidade de inclusão desses jovens e adolescentes.
Betim assinou a adesão ao projeto em 2022, e desde então, a cidade encaminhou para as vagas de aprendizagem oferecidas pelo programa, 53 jovens.
Procedimentos aprimorados
Em junho deste ano, um encontro realizado na sede do Ministério Público de Minas Gerais, reuniu 76 profissionais pertencentes a rede de serviços socioassistenciais do programa Serviço de Acolhimento Institucional, Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) e serviços de atendimento socioeducativo.
O objetivo do encontro foi aprimorar os procedimentos de encaminhamento dos jovens e adolescentes vulnerabilizados, para as vagas de aprendizagem profissional.
Estiveram presentes no evento, analistas de políticas públicas, técnicos e técnicas, educadores, psicólogos, pedagogas, terapeutas ocupacionais e diretores. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as melhorias aplicadas nas etapas iniciais da Jornada do Aprendiz, uma tecnologia social de inclusão socioprofissional, desenvolvida especialmente para o Programa Descubra.
Três das cinco etapas da Jornada do Aprendiz estiveram no foco das discussões, a articulação e gestão das vagas, onde cada oportunidade é cuidadosamente analisada a fim de atender as características dos jovens, e por último, o fluxo de contratação, que envolve todo o processo de sensibilização, inscrição, acompanhamento dos candidatos, admissão e a assinatura do contrato profissional.