Indecisos
Uma pesquisa divulgada hoje, dia 11, mostra que mais da metade dos eleitores de Betim ainda não decidiram em quem vão votar para ocupar a cadeira de prefeito da cidade.
É o que aponta o levantamento feito pelo Instituto Doxa, encomendado pela rádio Itatiaia e divulgado nesta quarta-feira.
Entre aqueles que sabem o nome do candidato em que vão votar, o candidato do União Brasil, Heron Guimarães, aparece em primeiro lugar.
Pesquisa espontânea
A pesquisa mostra que no levantamento espontâneo, onde os nomes dos candidatos não são apresentados para os eleitores, Heron Guimarães aparece em primeiro lugar, com 22% das intenções de voto.
Em segundo lugar, está o candidato do Partido Verde (PV) Dr. Vinícius Resende, que aparece com 12% das intenções de voto, seguido do candidato Pedro Betinense (Mobiliza), com 3%. Os outros candidatos foram lembrados por apenas 1% das pessoas entrevistadas.
De todos os entrevistados, 54% disseram não saber ainda em quem vão votar para prefeito ou preferiram não responder. Os votos nulos ou brancos é a opção para 7% dos eleitores.
Pesquisa estimulada
Na pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados para os entrevistados, a candidatura do União Brasil, representada por Heron Guimarães, aparece com 36% das intenções de voto.
Na segunda colocação, aparece o candidato Dr. Vinícius Resende (PV) com 27% das intenções de voto.
Em terceiro lugar, aparece Pedro Betinense (Mobiliza), com 7% das intenções de voto. O candidato Zulu (PCB) tem 1% das intenções de voto, segundo a pesquisa.
De todo o público entrevistado pelo Instituto Doxa, 13% responderam que pretendem votar em branco, anulariam o voto ou não votariam em nenhum candidato. Outros 15% não souberam responder ou não responderam à pesquisa.
Pesquisa
A pesquisa Itatiaia/Doxa foi realizada de maneira presencial, entre os dias 07 e 08 de setembro, com 1.030 eleitores. A pesquisa apresenta uma margem de erro de 3,1 pontos percentuais para cima ou para baixo e tem intervalo de confiança de 95%.
No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pesquisa está registrada sob o número MG-05486/2024.