Spam suspeito está te ligando
Pensando em reduzir o enorme volume de chamadas de telemarketing indesejadas, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) avisou que o uso do prefixo 0303, até então usado apenas para televendas, será ampliado para todas as empresas que fazem um grande número de chamadas telefônicas.
Essas novas regras entram em vigor a partir do dia 5 de janeiro de 2025, e após essa data, as empresas ou organizações que realizam mais de 10 mil chamadas por dia, independentemente dos motivos, serão obrigadas a adotar o prefixo.
Conforme a Anatel, tal medida tem por meta equilibrar as regras aplicadas entre distintos setores, facilitando a fiscalização da agência reguladora e trazendo uma melhor experiência do consumidor. As chamadas serão bloqueadas caso a empresa não se adeque as novas regras.
Vigilância
O monitoramento e a identificação dos responsáveis por um grande volume de chamadas, caberão as prestadoras de telecomunicações. Para verificar quais entidades já se enquadraram nessa nova exigência, a Anatel ficará responsável pela supervisão do procedimento.
Um estudo feito pela Anatel identificou que o grande volume de chamadas é gerado por poucas empresas, que fazem o uso das redes de telecomunicações de maneira desordenada, e usam do anonimato para insistir nas chamadas indesejadas para os clientes.
“Como nem todas as chamadas telefônicas feitas pelas empresas são destinadas ao consumidor, a Anatel permitirá que até 10% das chamadas realizadas por empresas que adotarem 0303 sejam efetivadas por numeração convencional. Isso se aplica às chamadas não direcionadas ao consumidor, como chamadas entre filiais ou com fornecedores, nas quais o uso da numeração 0303 não é considerado o mais adequado.”, informou a agência.
Origem verificada
Empresas que optarem por não aderir ao 0303, a Anatel oferece a possibilidade de se fazer a chamada de origem verificada. Através desse tipo de chamada, é permitido ao consumidor saber na tela do seu aparelho celular, além do número, os dados de identificação da empresa que realizou a chamada.
“Essa nova funcionalidade já está em testes com adesão progressiva de empresas e fabricantes de terminais celulares. Com a Origem Verificada, o consumidor fica bem informado sobre a qualificação e o responsável pela chamada para decidir sobre o atendimento”, disse a Anatel.
Medidas já tomadas
Medidas cautelares vem sendo tomadas pela Anatel desde junho de 2022, visando diminuir o número desse tipo de chamada. Dentre elas, estão o bloqueio de usuários e a autorização às operadoras de telecomunicação para que seja feita a cobrança de chamadas curtas de até três segundos que forem feiras por essas empresas, o que antes não era permitido.
A simples adoção dessas medidas geraram uma redução no grande volume de chamadas indesejadas.
A Anatel também disponibilizou na internet, um portal batizado de “Qual Empresa me Ligou”, onde é possível consultar através do número originador da chamada recebida, qual a empresa é a responsável por estar ligando para seu telefone fixou ou celular.