Instabilidade
Clientes de diversos bancos passaram boa parte da manhã desta segunda-feira, dia 14, reclamando da instabilidade apresentada pelo Pix.
Segundo o site DownDetector, uma plataforma online que fornece em tempo real, informações sobre o status de sites e serviços, um problema foi detectado no Banco Central e estava refletindo em outras instituições financeiras.
Além do Bacen, também foram afetados bancos como, Nubank, Banco Inter, Banco do Brasil, Itaú, Caixa, Bradesco, Santander, PagBank, C6 entre outros.
Reclamações dispararam
Durante o período de instabilidade, o site registrou mais de 2 mil notificações referentes a falha no Pix, que provavelmente estão relacionadas à instabilidade que afetava o Banco Central naquele momento.
Ainda conforme o Downdetector, 93% das notificações recebidas pelo órgão indicavam problemas com o Pix.
Na internet, relatos se espalhavam de que não era possível realizar transferências pelo sistema de pagamentos nos aplicativos Android e iOS.
Ao tentar fazer uma transferência, o usuário recebia uma notificação, enviada por todos os bancos citados acima, demostrando a instabilidade do sistema, que começou por volta das 10h20.
Retorno
No início da tarde, por volta de 12h30, o serviço do Pix voltou à normalidade, informou o Banco Central em um comunicado.
“Houve a ocorrência de problemas técnicos no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) que afetaram o funcionamento do Pix durante a manhã desta segunda-feira (14/10). As equipes do Banco Central atuaram rapidamente, e o problema já se encontra resolvido.”