Matrículas para 2025
Os responsáveis que pretendem garantir a vaga de crianças e adolescentes na rede pública municipal de ensino para o próximo ano, já podem se preparar para o Cadastro Escolar.
Por meio da Secretaria Municipal da Educação, a Prefeitura de Betim vai realizar entre os dias 21 e 31 de outubro, as inscrições para os estudantes da educação infantil e também do ensino fundamental.
Os interessados nas vagas devem acessar o site da Semed durante o período estipulado para se cadastrar.
Inscrição
Uma pessoa maior de 18 anos deverá ser responsável pelo processo de inscrição, preenchendo os dados no site. Os documentos exigidos para o cadastro são, certidão de nascimento do aluno, comprovante de endereço atual com CEP, CPF da mãe, do pai ou do responsável legal e e-mail válido para contato.
Para as vagas da pré-escola, o cadastro será feito para crianças que vão completar 4 ou 5 anos até o dia 31 de março de 2025 e que não são matriculados na rede pública ou parceira do município.
Já para o ensino fundamental, o cadastro deve ser feito para crianças que vão completar 6 anos também até o dia 31 de março do próximo ano e também não estudam na rede municipal ou parceira.
Para os alunos já matriculados na rede municipal, o cadastro é renovado automaticamente.
Estudantes tanto da pré-escola, quanto do ensino fundamental, vindos de outras cidades ou transferidos de escolas particulares, também estão aptos a se cadastrar.
Além disso, aqueles que desejam voltar a estudar por meio do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) também poderão se inscrever por meio do Cadastro Escolar.
Creches
Para conseguir vaga em uma das creches ou entidades parceiras do município, o responsável deverá se dirigir ao centro infantil onde deseja matricular a criança, munido de certidão de nascimento e cartão de vacinas atualizado da criança e comprovante de residência (de preferência conta de luz ou de água atual) e número da Identificação Social (NIS), quando houver.
Caso a inscrição seja solicitada pelo responsável legal do aluno, o mesmo deverá apresentar o documento da guarda judicial comprovando a responsabilidade. Se a família concorrente à vaga optar pelo endereço de trabalho de um dos pais ou do responsável legal, um comprovante do local de trabalho do responsável também deverá ser apresentado.
As crianças que não forem contempladas pelas vagas requeridas entram automaticamente na lista de espera para o próximo ano, seguindo a ordem de classificação.
Mais informações podem ser obtidas diretamente na Semed, nos telefones (31) 3596-0081 e (31) 3511-1008.