No conforto do lar
Novembro, mês em que se comemora os 13 anos de execução do Programa Melhor em Casa em Betim, o serviço de apoio foi ampliado e passa agora a contar com um consultório odontológico portátil.
O serviço é ofertado por uma equipe multiprofissional e vai trazer mais qualidade no atendimento realizado pelo dentista que compõe o quadro de profissionais.
O consultório odontológico portátil vai permitir um atendimento mais humanizado e com mais conforto para os pacientes que necessitam de assistência domiciliar em Betim.
Melhor em Casa
Parte do Programa de Internação Domiciliar (PID), o Programa Melhor em Casa é uma iniciativa criada pelo município no ano de 1998, quando Betim foi pioneira na promoção da desospitalização de pacientes.
O PID foi um modelo utilizado para a regulamentação do Programa Melhor em Casa pelo Ministério da Saúde.
Atualmente, Betim conta com sete equipes, sendo cinco Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD’s), contendo enfermeiro, médico, assistência social e técnico de enfermagem e outras duas Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP’s), contendo fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo e dentista.
“O Programa Melhor em Casa de Betim tem feito a diferença na vida de muitos usuários do sistema público de saúde. Conseguimos agregar ao nosso atendimento à oferta de serviços qualificados como, por exemplo, a inclusão da odontologia, que faz com que a excelência do serviço seja cada vez melhor”, avalia a coordenadora do Programa Melhor em Casa Betim, Luciana Cristina Marques.
Serviço complementar
O Programa Melhor em Casa funciona como um serviço complementar na atenção básica, especializada e de serviços de urgência, atuando no acompanhamento de saúde no domicílio do paciente, garantindo os cuidados e a segurança no ambiente familiar.
Considerado um avanço para o SUS Betim, o programa contribui para a diminuição das intercorrências clínicas e minimiza os riscos de infecção hospitalar causada por longos períodos de permanência no ambiente hospitalar.
O programa atende desde o recém-nascido até a pessoa idosa, em diversas patologias. No ano passado, foram admitidos pelo programa 1.251 pacientes e foram realizados mais de 23.700 atendimentos.