Doe vida
Nesta quinta-feira, dia 12, Betim recebe a quarta edição da Jornada Latino-Americana de Doação de Sangue.
A ação, que acontece no hall do Centro Administrativo, é realizada por meio de uma parceria entre o projeto Vida por Vidas e a Fundação Hemominas, com apoio da Prefeitura de Betim.
O objetivo é conscientizar a população betinense e estimular a doação de sangue e também de medula óssea.
Evento global
O evento promovido pelo Grupo Cooperativo Ibero-americano de Medicina Transfusional (GCIAMT) acontece simultaneamente em vários países e pretende conscientizar sobre a importância de ser doador e de atrair novos doadores.
Dados do GCIAMT mostram que, em 2023, 16 países participaram do evento. Ao todo, foram reunidos 271 serviços de coleta de sangue, que atenderam quase 21 mil doadores voluntários.
Uma equipe da Fundação Hemominas estará presente no hall da prefeitura durante todo o evento, fornecendo informações sobre doação de sangue e como proceder para se cadastrar como doador de medula óssea.
Os participantes também serão orientados sobre temas como saúde, qualidade de vida, prevenção ao câncer e terão ainda, a oportunidade de conferir a pressão arterial e glicemia, fazer uma rápida avaliação bucal, participar de sessões de auriculoterapia, e mais uma série de serviços.
Interessados em se tornar doador de sangue no dia do evento contarão com transporte gratuito até a sede do Hemominas Betim. As saídas acontecem em três horários, 8h30, 9h30 e 10h30.
Para doar, é necessário que se faça o agendamento prévio da coleta pelo site do Hemominas.
“Convidamos todos os servidores e a população a se unirem nessa jornada de empatia e solidariedade pela vida do próximo. Não percam a oportunidade de se tornarem doadores de sangue ou de medula óssea. É um gesto simples que tem o poder de salvar inúmeras vidas”, destaca a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Santana, ao site da Prefeitura.
Critérios para doação de sangue
Idade: entre 16 e 69 anos
Peso mínimo: 50 kg
Documento oficial com foto obrigatório
Jovens menores de 18 anos devem apresentar autorização formal dos responsáveis
Estar em bom estado de saúde.
Critérios para cadastro como doador de medula óssea
Idade: entre 18 e 35 anos
Estar em bom estado de saúde
Não apresentar doenças infecciosas ou hematológicas.