Celular de volta
Na manhã desta quarta-feira, dia 18, uma ação promovida pelo Governo do Estado e a Polícia Civil de Minas Gerais, restituiu 337 celulares recuperados pela ação Tá Entregue.
A iniciativa tem o como objetivo reaver aparelhos celulares com registro de furto, roubo ou extravio na capital mineira.
Além dos proprietários dos celulares furtados, também participou da ação o governador Romeu Zema (Novo).
Aviso pelo WhatsApp
O chefe do Executivo estadual celebrou o sucesso da ação, realizada pela primeira vez no estado.
“É uma notícia duplamente boa, porque além de nós termos reduzido em mais da metade esse tipo de crime no estado nos últimos anos, aqueles que tiveram o aparelho roubado ou furtado têm agora a oportunidade de revê-los, como está acontecendo hoje”, ressaltou Romeu Zema.
Para realizar a entrega dos aparelhos, realizada na sede do Instituto de Identificação de Minas Gerais (IIMG), os proprietários foram avisados através do WhatasApp, entre os dias 10 e 17 de dezembro. A Polícia Civil também disponibilizou em seu site as informações sobre o procedimento.
A autenticidade das mensagens pode ser verificada clicando no banner na página principal do site da PCMG, ou no menu, clicando no ícone do Tá Entregue.
Não resgatados
Os aparelhos não resgatados na ação de hoje serão encaminhados ao Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), que será responsável por fazer a devolução a partir do dia 23 de dezembro deste ano.
A unidade policial está localizada na Avenida Amazonas, 7.025, bairro Nova Gameleira, em Belo Horizonte, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
“O que recomendamos a todas as vítimas é que sempre certifiquem a autenticidade dessa intimação enviada via Whatsapp e através do site da Polícia Civil”, alertou a chefe da Policia Civil de Minas Gerais, Letícia Gamboge.
A delegada acrescenta ainda que, a partir de agora, as entregas dos aparelhos pela instituição serão realizadas de forma sistemática em todo o estado de Minas Gerais.
Boletim de ocorrência
Em sua fala durante o evento, o governador Romeu Zema lembrou da importância de fazer o registro do boletim de ocorrência, para que, caso o aparelho seja recuperado, facilite a sua devolução.
“Fica o meu apelo para que as pessoas façam o BO, pois caso contrário, a Polícia Civil não tem como localizá-los e informá-los que o celular foi roubado. Fica o alerta para sempre tomar os cuidados devidos para evitar esse tipo de incidente”, ressaltou o governador.
Pioneirismo
A Polícia Civil do estado do Piauí foi a primeira a utilizar em grande escala o projeto de recuperação de celulares, já em 2023.
Em setembro deste ano, uma comissão formada por agentes da PCMG visitou o estado para conhecer todos os protocolos que envolvem a execução do projeto, formando uma parceria de sucesso na implementação em Minas Gerais.