Não sei você, mas eu senti isso. Uma rapidez diferente, talvez um ritmo acelerado e intenso, que nos fez chegar ao fim do ano rápido demais.
E pensar que, ao longo do ano, certas coisas ficaram para trás. Não por descuido, desconsideração ou falta de amor, mas devido a esse tempo acelerado que vivemos, que não nos permite dar o devido valor e atenção aos nossos sentimentos e vivências. Precisamos voltar nossos olhos para isso.
No Brasil, em 2024, a palavra “Ansiedade” foi eleita como a “Palavra do Ano”. Ela reflete a busca por estabilidade, revelando a necessidade de equilíbrio em meio às incertezas.
Isso talvez explique como foi o tempo em 2024: ele acelerou nossas mentes, nossos corpos e nossas sensações. Fez com que o ritmo da vida parecesse mais rápido do que o necessário para vivermos plenamente, o que acabou deixando algumas coisas para trás. Porém, temos em nossas mãos o poder de transformar seja o que for.
Sempre haverá tempo para a visita que não aconteceu, para o abraço que não foi dado, para a ligação a quem está distante, para observar o crescimento dos filhos com mais atenção, para acarinhar os avós. Há tempo para se olhar no espelho sem pressa e se enxergar além do reflexo. Tempo para praticar o amor coletivo, o amor fraterno e o amor-próprio.
O tempo existe, e cabe a nós gerenciá-lo. Precisamos dar a ele uma qualidade única, fundamentada no que realmente nos torna humanos: o amor.
Que em 2025 possamos nos observar mais. Que o novo ano seja mais leve, afável, harmônico e simples de viver. Que possamos aproveitar nossa própria companhia e a das pessoas que amamos com qualidade, atenção e amor.
Que a “Palavra do Ano” em 2025 seja “Equilíbrio”: equilíbrio da mente, do corpo e da alma. Ter equilíbrio é estar em harmonia consigo mesmo. É promover empatia e compaixão, incentivar uma comunicação autêntica e profunda, e assumir maior responsabilidade com a natureza e a sociedade. Juntos, podemos viver e caminhar com esperança em dias melhores e em um futuro próspero para todos.
A vocês, leitores do Portal Betan City, desejo um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!
Que todos os caminhos sempre nos levem ao bem!
Grande abraço,
Gustavo Pedra