Cerimônia de posse
Na próxima quarta-feira, dia 1º de janeiro, o prefeito Heron Guimarães (União Brasil), a vice-prefeita Cleusa Lara (PL) e os 23 vereadores eleitos no pleito deste ano, tomam posse em uma solenidade no Clube Atlético Rodoviário, a partir das 18h30.
Atendendo as exigências do Corpo de Bombeiros, a cerimônia será realizada com a presença apenas de convidados.
Os interessados poderão acompanhar o evento via transmissão ao vivo pelo canal da Câmara Municipal no YouTube.
Solenidade
Em uma rede social, o prefeito eleito Heron Guimarães publicou uma mensagem de agradecimento aos seus 108.557 eleitores.
“Esse é o começo de uma nova jornada, guiada pela gratidão, responsabilidade e pelo compromisso de fazer o melhor por toda a cidade. Vamos juntos, com fé e determinação, manter Betim no rumo certo!”.
A cerimônia será dividia em três partes. No primeiro momento serão empossados os vereadores e haverá a eleição da nova mesa diretora da Câmara para os anos de 2025/26, seguido da posse do prefeito e da vice-prefeita.
O responsável por presidir a primeira mesa será o vereador diplomado Gregório Silva (Solidariedade), o mais velho da 20ª legislatura. Além do decano, também participam da mesa o Juiz Carlos Márcio de Souza Macedo, diretor do Foro de Betim, o então ex-prefeito Vittorio Medioli, a vereadora Angela Maria (Republicanos), Heron Guimarães e Cleusa Lara.
Nessa etapa, os vereadores eleitos farão a leitura do compromisso constitucional e, logo em seguida, assinarão o termo de posse.
Na segunda etapa da solenidade será feito o registro das chapas que vão disputar a eleição para a mesa diretora da Câmara. Uma votação nominal será realizada e logo em seguida, será feita a apresentação dos membros escolhidos. Após encerrado esse processo, o presidente, vices e secretários, assinarão o termo de posse.
Encerramento e secretariado
Na terceira e última parte da solenidade, será composta a mesa de honra da cerimônia, com participação da nova direção do Legislativo, Vittorio, Heron, Cleusa e Macedo. A dupla eleita para administrar o município nos próximos quatro anos fará a leitura do compromisso constitucional e assinarão o termo de posse.
Neste momento, o presidente da Câmara vai declará-los oficialmente empossados para o quadriênio 2025/28 e ao final da solenidade, discursam Vittorio Medioli, Heron Guimarães e o presidente da Casa Legislativa.
Nesta segunda-feira, dia 30, serão anunciados os nomes dos secretários e secretários adjuntos da nova administração, que tomam posse na próxima quinta-feira, dia 2 de janeiro de 2025.