35 anos de espera
Na manhã desta quarta-feira, dia 22, em uma cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o contrato de concessão da BR-381, em Minas Gerais.
A 4UM Investimentos, grupo vencedor do certame, vai destinar R$ 9,3 bilhões em melhorias na rodovia que liga a cidade de Governador Valadares a Belo Horizonte, em um trecho de 303,4 quilômetros.
O grupo investidor venceu a licitação organizada pelo Ministério dos Transportes em agosto do ano passado.
Investimentos federais
A Concessionária Nova 281, criada pelo grupo investidor, será responsável pela administração e responderá pela operação e manutenção da rodovia em Minas Gerais.
Em dois lotes próximo de Belo Horizonte, que ficarão a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), serão aportados pelo governo federal a quantia de R$ 1 bilhão, segundo informou Renan Filho, ministro dos Transportes.
Em seu discurso durante a cerimônia, Lula lembrou que o governo federal realiza as concessões nas rodovias sem receber pagamento das empresas vencedoras, o que ajuda a baratear o preço dos pedágios e auxilia na atração de investimentos.
“Quando a gente quer fazer parceria com o empresário, a gente quer fazer uma estrada, fazer melhor possível, mas o empresário precisa ganhar, se não ele não faz um investimento. E é preciso que a gente estabeleça essa regra”, disse. “O objetivo nosso é baratear o preço do pedágio para as pessoas mais pobres, sem deixar de priorizar a qualidade do trabalho que vai ser feito”, acrescentou o presidente.
Críticas
Tanto o presidente quanto os ministros que discursaram no evento, fizeram questão de comentar a ausência do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).
Segundo o presidente, as obras na BR-381 fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento, que foi arquitetado com o auxílio das indicações feitas pelos governadores dos estados.
“Pelo menos isso deveria agradecer, mas ele fez uma crítica profunda desnecessária. Esse acordo das dívidas de Minas Gerais, dos estados como um todo, o governador de Minas Gerais deveria vir aqui me trazer um prêmio, me trazer um troféu do primeiro presidente da República que ele tem conhecimento que nunca vetou absolutamente nada de nenhum governador de nenhum prefeito por ser contra ou por ser oposição”, afirmou o presidente Lula sobre a recente crítica que Zema fez sobre as condições do programa de pagamento da dívida dos estados com a União.
A rodovia
Segundo o Ministério dos Transportes, a parte mineira da BR-381 é uma das estradas federais onde se registra o maior número de acidentes do país.
Dados da Polícia Rodoviária Federal mostram que, entre 2018 e 2023, foram registradas 3.960 ocorrências de trânsito no trecho, onde 420 pessoas morreram.
O leilão da estrada mineira foi realizado em 29 de agosto de 2024 e tinha como critério a proposta que apresentava a menor tarifa de pedágio. A nova concessionária será responsável por aplicar os recursos em serviços operacionais e obras estruturantes, como duplicação, correção de traçado e criação de pistas de escape, além da manutenção da via ao longo dos próximos 30 anos.
Em seu primeiro ano de concessão, a Nova 381 vai oferecer um pedágio gratuito, e em seguida, descontos para usuários frequentes e também a opção de pagamento automático.
O trecho corta 13 cidades às margens da estrada e outras que indiretamente dependem dela, o que resulta em um tráfego médio de 24,7 mil veículos por dia.
Construída na década de 1960, a BR-381 se inicia em São Mateus (ES), e chega até a cidade de São Paulo, um importante corredor logístico para o escoamento de produtos industriais.