Proteção contra dengue
A vacinação contra a Dengue em Betim acontece desde abril de 2024, e no último mês de dezembro, teve um impulso decisivo após a realização de uma ação de busca ativa vacinal (BAV) realizada pela Prefeitura.
Durante a Semana de Combate à Dengue, realizada entre os dias 16 e 20 do último mês, foram aplicadas 1.762 doses do imunizante.
Com isso, os índices de vacinação, que antes estavam em 21% na primeira dose e 7% na segunda, no dia 15 de dezembro, subiram para 35% e 10% respectivamente.
Chamamento
Os resultados positivos da iniciativa se estenderam para este mês, onde foram aplicados até aqui, 2.436 doses do imunizante entre os dias 1° e 27.
No decorrer da execução da BAV, as equipes da UBSs realizaram 3.742 ligações telefônicas e 7.411 visitas domiciliares, somando 11.153 contatos com a população.
Do total desse público, 64,3% ainda não tomaram nenhuma dose da vacina, 18,8% apresentavam atraso na segunda dose e apenas 16% estavam com o esquema vacinal completo.
Pais ou responsáveis por crianças que ainda não foram vacinadas, receberam orientações para buscar a UBS mais próxima e realizar a imunização.
Imunizante
A vacina que combate à dengue protege contra os quatro tipos da doença e é oferecida as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Em Betim, esse público é estimado em cerca de 28 mil pessoas.
A aplicação da vacina é feita em duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda.
O imunizante está disponível em todas as 41 Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A vacinação pretende reduzir os índices de hospitalizações e mortes causadas pela dengue. O Ministério da Saúde tem como meta alcançar 90% de cobertura vacinal, levando em conta o esquema vacinal completo com as duas doses.
“Diante dos resultados positivos, a prefeitura seguirá com a estratégia de busca ativa vacinal, intensificando as ações, principalmente nas UBSs que registraram os índices mais baixos de cobertura vacinal. A iniciativa reforça o compromisso do município com a saúde pública e a prevenção da dengue”, afirma a diretora operacional da Saúde, Terezinha Ferreira, ao site da Prefeitura.