Reparação para Betim
Provenientes do Acordo de Reparação de Brumadinho, firmado entre a Vale e o governo do estado, a cidade de Betim recebeu um montante de R$ 70 milhões, que serão usados em obras de infraestrutura e mobilidade urbana.
Segundo a administração pública, o recurso será usado na construção de três trincheiras. Um dos projetos está orçado em R$ 47,9 milhões, e será usado na construção de duas trincheiras sob a Ferrovia Centro Atlântica no centro de Betim, e outra, no valor de R$ 23 milhões, no bairro Alterosas.
A Prefeitura está finalizando a elaboração da planilha orçamentária, o anteprojeto das obras e juntando a documentação para dar início ao processo licitatório. A previsão é de que isso ocorra ainda neste semestre.
As trincheiras
As obras serão feitas nas passagens de nível em três locais diferentes, entra a avenida Governador Valadares e a rua Doutor Antônio Gravatá, outra entre a rua Amin Fares Debian e Santa Cruz, ambas no centro da cidade. No Jardim Alterosas, a obra será entre as avenidas Campos de Ourique e Arthur Trindade.
Na obra da avenida Governador Valadares com Doutor Gravatá, a extensão do eixo viário será de 275m, e vai comportar uma faixa de rolamento nos dois sentidos da via, com um retorno próximo à linha férrea. As calçadas serão mantidas, enquanto as faixas de estacionamento estarão próximas às rampas que dão acesso à trincheira. As duas faixas de rolamento centrais serão rebaixadas, possibilitando a travessia sob a linha férrea, em sentido único, seguindo em direção à avenida Edmeia Mattos Lazzarotti.
Já na rua Santa Cruz, o eixo viário da segunda trincheira terá extensão de 175m e também vai contar com faixa de rolamento dupla com sentido único, formando um binário com a trincheira da avenida Governador Valadares. Serão construídas rampas para pedestres e veículos de emergência nas laterais da rua Amin Fares Debian. Sobre a trincheira, também serão feitas travessia de pedestres e veículos, ligando o trânsito na rua Pará de Minas.
No bairro Jardim Alterosas, a trincheira inicia na avenida Campos de Ourique e vai até a avenida Arthur Trindade, com 295m de extensão. Na Campos de Ourique, uma faixa de rolamento será mantida destinada a veículos de serviço, do lado direito da via, preservando o espaço da calçada, no lado esquerdo da via. As faixas de rolamento central da trincheira terão sentidos opostos.
Consulta popular
As obras foram escolhidas após uma consulta popular realizada pelo governo estadual, na região afetada pelo rompimento da barragem. Ao todo, foram repassados pelo governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal (MPF) e pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), R$ 178,5 milhões, para a execução das obras em seis municípios que também foram atingidos.
Além de Betim, foram contempladas as cidades de Esmeraldas, Morada Nova de Minas, Pará de Minas, São Gonçalo do Abaeté e São Joaquim de Bicas.