Alunos das escolas estaduais da grande BH poderão acessar notas e frequência através do celular

Betim é uma das cidades em que os alunos serão beneficiados

Notas e frequência na palma da mão

As Secretarias de Estado de Educação (SEE/MG) e de Planejamento e Gestão (Seplag/MG) do Governo de Minas, lançaram hoje, dia 13, em Belo Horizonte, o Boletim Escolar Digital para as escolas da rede estadual de ensino.

Em sua fase inicial, cerca de 500 escolas espalhadas em 39 municípios diferentes da Região Metropolitana de Belo Horizonte, vão ter acesso à nova funcionalidade através do aplicativo MG App ou no Portal Cidadão no link.

O novo sistema vai permitir que estudantes e seus responsáveis tenham acesso às notas e frequências de maneira rápida e simplificada.

Fácil acesso

Segundo o secretário de Educação de Minas Gerais, Igor Alvarenga, o acesso ao Boletim Escolar Digital vai trazer uma maior comodidade aos pais e responsáveis pelos alunos das escolas da rede pública estadual.

“O responsável pelo aluno vai poder acompanhar a rotina, a frequência, as notas. Tudo isso é fundamental para conseguirmos nos envolver ainda mais e melhorar a qualidade do ensino. Vale destacar que não tem como fazer educação sem parceria com a comunidade escolar e os pais. Esse lançamento é fruto desse diálogo”, ao Agência Minas.

 

Foto: Dirceu Aurélio/Imprensa MG

Presente no lançamento, Camila Neves, secretária de Estado de Planejamento e Gestão, afirmou que é compromisso do Governo de Minas facilitar a vida do cidadão, oferecendo acesso fácil aos serviços que o Estado proporciona.

“É muito importante trabalhar cada vez mais na ampliação de serviços públicos ao alcance da mão do cidadão. Esse é nosso foco: que consigamos, via MG App e Portal Cidadão, fazer com que todo mundo se aproxime dos serviços. O Boletim Escolar Digital vai nessa linha. Os pais estarão juntos e atentos ao desenvolvimento dos filhos na escola”, enfatizou a secretária, ao Agência Minas.

As escolas pertencentes às Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C, que contemplam aproximadamente 300 mil estudantes, terão disponível esse acompanhamento do desempenho escolar digital.

As primeiras cidades

As 39 cidades são: Barão de Cocais, Belo Horizonte, Belo Vale, Betim, Bom Jesus Do Amparo, Bonfim, Brumadinho, Caeté, Catas Altas, Confins, Contagem, Crucilândia, Esmeraldas, Ibirité, Igarapé, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Moeda, Morro Do Pilar, Nova Lima, Nova União, Pedro Leopoldo, Piedade dos Gerais, Raposos, Ribeirão Das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Bárbara, Santa Luzia, Santana do Riacho, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas, e Vespasiano.

No início, o objetivo é que os usuários possam colaborar para que seja realizado os ajustes necessários, e no início do próximo ano letivo, a novidade já esteja disponível para as mais de 3,4 mil escolas da rede estadual de Minas Gerais.

Foto: Dirceu Aurélio/Imprensa MG

Projeto

Pensando em melhorar a maneira de acompanhar as notas dos alunos, o Laboratório de Inovação do Governo (LAB.mg) projetou e desenvolveu o projeto do Boletim Escolar Digital.

A principal forma de fazer o acompanhamento da trajetória escolar do aluno são as reuniões de pais realizadas nas escolas, e o Boletim Escolar, um relevante instrumento de apoio durante este processo.

Após consultas com responsáveis, análises e verificações de usabilidade, cinco escolas foram escolhidas para experimentar uma versão de teste.

A integração do Boletim Escolar Digital aos sistemas do MG App e do Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade), foi feito pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge).

Essa integração une todas as informações e gera mais eficiência no acesso e atualização dos dados escolares tanto para os pais quanto para os estudantes.

Foto: Dirceu Aurélio/Imprensa MG

Como acessar

É possível acessar o Boletim Escolar Digital usando o aplicativo MG App e também pelo Portal Cidadão.

É preciso ter um login válido no gov.br usando o CPF e, só está disponível, para o estudante e responsável com cadastro no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade).

Caso seja encontrado algum erro nas informações, os responsáveis devem procurar a escola para realizar as correções necessárias.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.