Aplicativo e-Título está disponível para download até sábado, dia 5

O download da ferramenta ficará suspenso até a próxima segunda, dia 7

Foto: Antônio Augusto/Ascom TSE

Nos acréscimos

O eleitor que tem em mente votar utilizando o título de eleitor digital, tem até amanhã, sábado, para baixar o aplicativo e-Título.

No domingo, dia 6, dia do primeiro turno das eleições municipais, o download do aplicativo será suspenso pela Justiça Eleitoral, para evitar que aconteça algum tipo de instabilidade.

O acesso à ferramenta será retomado logo na segunda-feira, dia 7, após a votação.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Funções do app

O aplicativo é administrado pela Justiça Eleitoral e também pode ser utilizado como documento de identificação para votar e consultar o endereço da sua zona eleitoral, além de fazer a justificativa de ausência, caso o eleitor não compareça no dia da votação.

O e-Título está disponível para ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos Apple e Android.

Com o aplicativo instalado em seu aparelho, o usuário deve preencher os dados pessoais e validar o acesso à ferramenta.

Votar usando o e-Título

Para votar usando o título de eleitor digital, é preciso que o aplicativo esteja atualizado na sua mais recente versão, a biometria deve estar ativada e também a foto do eleitor.

Será permitido votar apresentando apenas um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira nacional de habilitação (CNH) ou até mesmo a carteira de trabalho.

No momento da votação, o eleitor não poderá entrar na cabine portando o aparelho celular, que poderá ser deixado na responsabilidade dos mesários.

Foto: Antonio Augusto/Ascom TSE
Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.