Aplicativo Pardal, do TSE, já está recebendo denúncias de irregularidades nas campanhas eleitorais

Denúncias podem ser feitas de forma anônima e com comprovação

Eleições limpas

Desde a última sexta-feira, dia 16, os eleitores encontram disponível para download a versão 2024 do aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral.

A portaria publicada pelo Tribunal Superior Eleitoral, de número 662/2024, informa sobre a utilização do aplicativo para encaminhar denúncias sobre propaganda irregular durante o período de eleições.

Este ano, a principal novidade trazida pelo Pardal é a possibilidade de enviar denúncias que envolvem também desvio nas campanhas eleitorais na internet.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Pardal 2024

A nova versão do aplicativo já está disponível para download nas lojas de dispositivos móveis (Google Play ou App Store). Desde o dia 16, já estão disponíveis os serviços Pardal Móvel, Pardal Web e Pardal ADM, utilizados no recebimento e acompanhamento das denúncias de irregularidades na propaganda eleitoral.

Disponível para smartphones e tablet, no Pardal Móvel é possível fazer denúncias sobre propaganda eleitoral irregular na internet e outras maneiras de propaganda inadequada.

A utilização do aplicativo nas eleições municipais de 2024 ficou estabelecida a partir da publicação da portaria n.º 662/2024, e vai permitir encaminhar ao juízo eleitoral, denúncias sobre irregularidades na propaganda eleitoral dos candidatos.

A partir de agora, o app contará com formulários de entrada específicos para a propaganda realizadas nas ruas e para a propaganda na internet, e a obrigatoriedade que, em todos os casos onde o formulário esteja instruído como comprovação mínima, para poder ser enviado ao juízo eleitora competente.

Foto: TSE/Divulgação

Pardal Web e Pardal ADM

Através do Pardal Web, o eleitor vai poder acompanhar o andamento e as estatísticas das denúncias apresentadas por ele via Pardal Móvel.

Já no Pardal ADM, é permitido gerar uma notificação informatizada para a pessoa, ao partido político, à federação ou coligação em questão, acompanhada de um link para informar a regularização ou o esclarecimento a respeito do fato e anexar os documentos comprovando a infração.

Outros tipos de denúncia

É importante frisar que o aplicativo Pardal, recebe somente denúncias sobre propaganda eleitoral irregular.

No próprio app, há um botão que direciona os usuários denunciantes para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), quando o conteúdo da queixa for desinformação, e para o Ministério Público Eleitoral, caso o assunto seja relacionado a crime eleitoral ou outros ilícitos eleitorais.

Denúncias sobre desinformação também podem ser feitas pelo SOS Voto, por meio do número 1491.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.