Aplicativo sobre prevenção de desastres já soma mais de 2 mil downloads

Até o momento, ferramenta já mapeou 1.700 municípios

Utilidade pública

Desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), o aplicativo Prevenção de Desastres já conta com mais de 2 mil downloads.

No momento, mais de 1,7 mil municípios já foram mapeados e tem suas áreas de risco indicadas na ferramenta.

Lançado em maio deste ano, o aplicativo emite aos usuários alertas sobre inundações, deslizamentos de terra, enxurradas e outros fenômenos que impactam a segurança da população.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Interface

Em sua interface, é possível encontrar informações sobre o local onde está, ou oferece a opção de selecionar a área de interesse do usuário.

Os dados apresentam também o número de edificações existentes na região e de pessoas que vivem em áreas de risco.

O sistema de monitoramento permite aos usuários inserir informações no mapeamento de risco e fazer o cadastro de inundações ou deslizamentos de terra que tenham presenciado. Esse processo deverá ser feito utilizando a inserção de vídeos ou fotos, seguidos da descrição do fato.

Foto: Tela app/Reprodução

IOS

Antes disponível apenas para usuários do sistema Android, o aplicativo agora tem seu serviço ampliado para atender também os usuários do sistema IOS (Apple).

O “Prevenção de Desastres” pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativo Android e Apple.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.