Tecnologia a serviço da vida
Após alcançar cinco milhões de usuários, o MG App apresenta agora novas funcionalidades para incentivar a doação de sangue em Minas Gerais.
Coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), a ferramenta oferece mais de cem serviços públicos para os mineiros, sendo responsável por 50% do número de agendamentos para doação de sangue durante este ano.
Já estão disponíveis no aplicativo as funcionalidades de agendamento da doação de sangue, consulta ao estoque e o endereço das unidades de atendimento da Fundação Centro Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Hemominas).
Inovação
Até o final de setembro, o aplicativo vai contar com uma área exclusiva para o doador, onde ele terá a sua disposição o seu histórico de doações e informações sobre a próxima doação. Aos poucos, outras facilidades relativas à doação de sangue também serão incorporadas.
“O MG App foi desenvolvido para democratizar o acesso da população às políticas públicas, por meio da digitalização de serviços do Estado. A Seplag-MG trabalha em conjunto com os órgãos, como foi com a Hemominas, para que o cidadão tenha muito mais facilidade, agilidade e conforto ao recorrer a serviços essenciais”, destacou o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz, para a Agência Minas.
No ano passado, a Fundação Hemominas recebeu aproximadamente 338 mil pessoas interessados em doar sangue em Minas Gerais. Até agosto de 2024, mais de 235 mil doações já estão agendadas, desse número, 124 mil agendamentos foram realizados via MG App.
O agendamento das doações também podem ser feitos através do Portal MG ou no site do Hemominas.
“A inovação do serviço público é fundamental para ampliar o alcance da divulgação desse gesto solidário, que é doar sangue, que salva a vida de muitos mineiros”, celebrou o analista da Assessoria de Captação de Doadores da Fundação Hemominas, Thiago Figueira Sindeaux.
Cinco milhões de usuários
O aplicativo MG App pode ser baixado gratuitamente nas lojas App Store e Google Play.
Desenvolvido pela Companhia de Tecnologia de Informação de Minas Gerais (Prodemge), o app tem em seu conteúdo, serviços públicos de 17 órgãos e entidades. Via aplicativo, é possível emitir documentos, consultar boletim escolar, agendar atendimento nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), solicitar segunda via de contas de energia e água, são alguns exemplos.
“É uma ferramenta rápida, simples e segura. Para fazer login é preciso ter acesso à conta do gov.br e isso traz uma tranquilidade, por não precisar estar com os documentos em mãos. Além disso, o app envia notificações sobre os serviços. Eu, enquanto doadora de sangue há muitos anos, vou começar a usar o aplicativo para esse fim também”, afirmou Lilian Andrade, usuária do MG App a Agência Minas.
Doação de sangue
Para agendar a sua doação, o candidato deverá informar a cidade onde mora, seu nome completo, e-mail, CPF, RG, data de nascimento, telefones para contato e uma unidade de referência, segundo a disponibilização de dia e hora de cada unidade da Hemominas.