Atendimentos de casos de Dengue tem queda de 24%

Mesmo com a queda, cenário ainda é de epidemia

Queda nos casos de dengue

Betim registra queda de 24,3% nos atendimentos de pacientes com sintomas de dengue, chikungunya e zika, nas unidades da Rede SUS do município.

Entre os dias 17 e 30 de março, 2.535 pessoas com sinais de doenças relacionadas acima, foram atendidas nas unidades públicas de Saúde.

No mesmo período, entre 31 de março e 13 de abril, foram 1.963 atendimentos, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde.

Melhora no cenário

Embora seja uma melhora considerável no cenário epidemiológico, o secretário adjunto à Saúde, Joanilson Santos Guimarães, afirmou que Betim ainda continua enfrentando uma epidemia.

Sendo assim, as ações de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, continuam a ser executadas pelas equipes da Vigilância em Saúde e da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (Ecos), a fim de reduzir ainda mais os índices da doença.

Apesar da queda nos casos, ainda não há previsão de fechar nenhum dos Centros de Acolhimento Especializado para Dengue (Centros AED).

Apesar da melhora no cenário epidemiológico, os indicadores ainda nos mostram que é preciso manter toda a atenção nas medidas de controle dos focos do mosquito”, alertou o secretário adjunto.

Foto: Prefeitura de Betim

Situação de Emergência

Em janeiro desse ano, depois de uma explosão do número de casos, Betim declarou situação de emergência no âmbito da saúde pública.

O decreto n.º 44.955, autorizava a adoção de medidas administrativas emergenciais para a contenção da epidemia. As medidas previam a aquisição em regime de urgência de insumos e materiais, contratação temporária de serviços e de profissionais e o remanejamento de servidores da Secretaria de Saúde.

 

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.