Vacina salva
A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite foi prorrogada pela Prefeitura de Betim. Iniciada no dia 27 de maio e com término programado para o dia 14, será prorrogada até o dia 30 de junho.
A baixa adesão pela vacinação fez com que o governo de Minas recomendasse a ampliação do prazo em todo o Estado.
Entre os dias 27 de maio e 14 de junho, Betim aplicou 7.952 doses do imunizante, alcançando apenas 31,96%.
Disponibilidade da vacina
Disponível para crianças com idade entre 2 meses e 4 anos, a vacina contra a poliomielite pode ser encontrada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no horário das 8h às 17h.
O esquema vacinal primário é composto por três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), e deve ser aplicada aos 2, 4 e 6 meses.
Crianças com idade de 1 a 4 anos, que tenham o ciclo completo de imunização, devem receber o reforço pela gotinha da vacina oral poliomielite (VOP).
Meta a ser atingida
Contra a poliomielite, a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%. Os dados epidemiológicos de Betim, mostram a cobertura vacinal para crianças menores de 1 ano, no ano de 2023, foi de 93,91%.
Para as crianças com idade entre 1 e 4 anos, o índice de vacinação ficou em 81,37%.
“Mesmo com os esforços realizados pela Secretaria Municipal de Saúde em prol da vacinação, a cobertura vacinal ficou bem abaixo da meta de 95%. Somente com um número alto de crianças vacinadas poderemos assegurar que o vírus não voltará a circular no país. Por isso, convocamos os pais e responsáveis a levarem suas crianças até uma UBS para receber o imunizante”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Fábia Ariane e Fonseca, ao site da prefeitura.