Banco de Leite Humano de Betim procura doadoras

As mães também recebem dicas sobre aleitamento materno

Reforço no Banco de leite

A unidade do Banco de Leite Humano, responsável por fornecer leite humano para bebês prematuros e/ou de baixo peso, que passam por internação nas UTIs neonatais do Centro Materno-infantil de Betim, está à procura de novas doadoras.

Hoje, a unidade tem como parceiras, 32 doadoras, e tem capacidade para atender, em média, 20 recém-nascidos a cada mês.

Todo o leite doado passa pelo processo de pasteurização, seguido de um rigoroso controle de qualidade, até chegar aos bebês, no Centro Materno-infantil.

Quem pode doar

Para ser uma doadora, a mãe precisa estar amamentando, e ter quantidade de leite excedente. As mães que desejam ser doadoras, devem entrar em contato com o BLH através do telefone (31) 3539-8601, das 8h às 18h.

As doadoras recebem da equipe do BLH todo o suporte necessário. Desde o material para o armazenamento, como fazer o armazenamento, as orientações sobre a coleta e conservação do leite, até que o produto seja recolhido.

A coleta é feita semanalmente em domicílio pelos profissionais da equipe do BLH.

Foto: Prefeitura de Betim

Aleitamento materno

O Banco de Leite também oferece às mães atendidas no Centro Materno-Infantil, orientação sobre a importância da amamentação e a forma correta do posicionamento do bebê enquanto amamenta.

Toda mulher, ao sentir que está com dificuldades no aleitamento, pode ir pessoalmente ao BLH, que fica na Av. Edmeia Mattos Lazarotti, 3800, no bairro Ingá, que será auxiliada pela equipe do Banco de Leite.

No ano passado, em Betim, foram coletados e processados 1.017 litros de leite, doados por 1.163 lactantes, e foram beneficiados aproximadamente 330 bebês internados no Centro Materno-infantil.

O leite doado é indispensável para a recuperação e o desenvolvimento da saúde dos bebês prematuros internados na unidade neonatal. O leite humano é o alimento essencial para os bebês, pois contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável. No período neonatal, nem todas as mães conseguem amamentar, por isso a doação é necessária. Apenas 1 ml é suficiente para nutrir um recém-nascido a cada refeição, dependendo do peso”, informa a coordenadora do Banco de Leite Humano de Betim, Cláudia Gonçalves de Oliveira.

Parceria com outras cidades

Além de atender as mães betinense, o Banco de Leite tem parceria com outras duas unidades coletoras nas cidades de Divinópolis, através do hospital São João de Deus, e com o Centro Materno-infantil da vizinha Contagem.

Só no ano de 2023, as duas instituições receberam juntas 525 litros de leite humano, doados por 605 doadoras, que atenderam, em média, 25 bebês cada.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.