Premiando iniciativas solidárias
Com o intuito de reconhecer os projetos de empreendedorismo social realizados no estado, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais lança uma premiação chamada “Prêmio BDMG de Empreendedorismo Social“.
O edital foi publicado nesta segunda-feira, dia 4, e as inscrições podem ser feitas até o dia 8 de janeiro de 2025.
A iniciativa pretende valorizar as ações que geram um impacto social positivo para grupos e/ou comunidades que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
O prêmio
A primeira edição do prêmio vai selecionar dez projetos sociais para receber a premiação, no valor de R$ 14 mil para cada. Os vencedores vão participar também de uma capacitação em gestão de organizações sociais.
Essa medida pretende apoiá-los na estruturação organizacional, elaboração e na gestão de projetos sociais, além da capacitação de recursos, ética e integridade, promovendo a sustentabilidade em suas atividades.
“O prêmio foi concebido em consonância com a missão, visão e valores do BDMG, reafirmando seu propósito de transformar iniciativas em realidade e fazer a diferença na vida dos mineiros. Nosso desejo é reconhecer e apoiar com suporte financeiro as organizações sociais que geram impacto na sociedade mineira e, assim, fazem a diferença em suas comunidades”, explica o presidente do banco, Gabriel Viégas Neto.
Regras
Pensando em contemplar toda a diversidade de Minas Gerais, serão premiados um projeto de cada uma das dez macrorregiões do Estado.
O prêmio é destinado à pessoa jurídica sem finalidade lucrativa e onde a iniciativa tenha sido executada voltada para o desenvolvimento do empreendedorismo social com sede em Minas Gerais, além de ter uma receita anual em 2023 de no máximo R$ 500 mil. Também é necessário que a instituição tenha toda a sua documentação regularizada.
Para poder concorrer a premiação, é necessário ter resultados mensurados e comprovados entre 01/07/2022 e 30/06/2024, além de fazer parte da temática de empreendedorismo social, ou seja, projetos que visam a autossustentabilidade de uma pessoa ou de um grupo social, por meio de negócios locais, capacitações em educação e gestão financeira e incentivo ao empreendedorismo.
Outro critério estabelecido foi escolher como público-alvo, mulheres e/ou jovens com idade entre 14 e 29 anos, com inscrição limitada para um projeto por concorrente.
Uma comissão de seleção formada por integrantes do BDMG e do Instituto de Cidadania dos Empregados do BDMG (Indec) que atuam na frente social do banco, será formada para julgar os projetos.
O edital do projeto pode ser acessado neste link.