Cinema de casa
Após passar pelas cidades vizinhas de Contagem e Ibirité, a Mostra Cine RMBH, em sua segunda edição, chega a Betim no próximo domingo.
Visando fortalecer, difundir e prestigiar a produção audiovisual de cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Mostra é um evento que não envolve competição e abrange os mais diversos gêneros e faixas etárias.
Criada pela Move Cultura, uma instituição sem fins lucrativos atuante em toda Região Metropolitana de BH, a 2ª Mostra Cine RMBH é realizada através do Edital da Lei Paulo Gustavo, de 2023, e conta também com o suporte das prefeituras por onde o projeto vai passar.
Cinema de Minas para os mineiros
Em sua turnê pela Região Metropolitana, que vem acontecendo desde o dia 6 de agosto, e segue até o dia 23 de agosto, os 30 curtas-metragens selecionados pela curadoria Mostra Cine RMBH, após passar por Contagem e Ibirité, chega a Betim no próximo domingo, dia 18.
Depois de Betim, as próximas cidades que também vão receber a Mostra são, Sabará, no dia 21, Santa Luzia, dia 22 e por último, Mateus Leme, no dia 23.
Passaram pela curadoria, filmes produzidos por produtores e diretores moradores dos 34 municípios que integram a RMBH.
Fazem parte da curadoria os cineastas Maurílio Martins e Viviane Pistache, e também o multiartista Marco Antônio Pereira (Marcola), que foi responsável pela seleção dos filmes infantis.
Betim
Gratuito e aberto ao público, a Mostra Cine RMBH acontece domingo, dia 18, no Completo Esportivo Riccardo Medioli, no bairro Jardim Teresópolis, a partir das 19h.
Com som de última geração e um telão inflável, a Mostra começa exibindo os curtas-metragens produzidos por cineastas da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Os filmes que serão exibidos em Betim, a partir das 19h, são: “Do observatório me viram”, dirigido por Thais Silva e Giovanna Giovanini, “Onde aprendo a falar com o vento”, dos cineastas André Anastácio e Victor Dias, “Latitude zero”, de Ygor Gohan, e por último, “Fía”, da cineasta betinense Pri Garcia.
A Mostra Minas está marcada para começar às 20h, onde o público poderá assistir aos filmes mineiros que foram destaque nos últimos cinco anos. Os filmes que serão exibidos são: “República”, de Grace Passô, “Vitória” de Ricardo Alves Junior, e “A luta das auras”, de Marina Araújo.