Betim envia equipe técnica para o Rio Grande do Sul

Cidade terá postos de doação em todas as regionais

Ajuda humanitária

A Prefeitura de Betim se mobiliza para auxiliar nos trabalhos de ajuda a população do Rio Grande do Sul. As enchentes causadas pelas chuvas já fizeram centenas de mortos, feridos e desabrigados.

A cidade se prontificou a fazer parte da força-tarefa nacional que visa amenizar os impactos causados pela tragédia, enviando hoje, dia 7, um reforço técnico e especialmente capacitado para atuar em situações de desastres. Kits de ajuda humanitária também estão sendo enviados.

A partir de amanhã, dia 8, a prefeitura também irá disponibilizar pontos de coleta de doações em todas as regiões da cidade, para que a população possa fazer sua doação.

Equipe técnica

A engenheira civil Cléria Aparecida Moreira, da Superintendência Municipal de Defesa Civil, integra a equipe técnica da Defesa Civil Nacional, que embarcará em um helicóptero da Força Aérea Brasileira, que sairá de Brasília.

Cléria é experiente em gestão de desastres e vai se unir a um grupo especial que vai levar ajuda aos municípios afetados na obtenção de recursos federais, no restabelecimento de serviços e na reconstrução das regiões afetadas.

É um momento muito difícil, que comove todo o Brasil. Toda a ajuda é indispensável neste momento, seja com doações enviadas, com consultorias ou com trabalhos in loco. Será uma grande jornada entender o tamanho do desafio desses municípios e ajudá-los a em sua reconstrução, na retomada de serviços e no amparo à população afetada. Já venho de outras experiências em gestão de desastres de grandes proporções, como os ocorridos na Bahia, em 2021; em Alagoas, em 2022; no litoral norte de São Paulo, em 2023, e no próprio Rio Grande do Sul, em 2023, quando a Defesa Civil Nacional me convidou para que eu pudesse fazer parte dessa equipe especial à qual me junto novamente agora”, explica Cléria Moreira.

Também foram enviados o Rio Grande do Sul, pela Superintendência de Defesa Civil, centenas de kits de ajuda humanitária para ser distribuídos para as famílias afetadas. São 100 kits de higiene pessoal, 100 kits-dormitórios (travesseiros e roupas de cama), 100 kits de matérias de limpeza e 100 colchões.

Foto: Prefeitura de Betim

Pontos de coleta

Serão 12 pontos de coleta de doações disponibilizados pela Prefeitura. Quem se solidarizar e puder doar, poderá contribuir com a doação de água, alimentos não-perecíveis, roupas, calçados, travesseiros e cobertores em bom estado de conservação, além de itens de higiene pessoal. As doações poder ser feitas no horário de 8h às 17h.

É importante que as roupas e calçados sejam separados por tamanho e numeração e que os calçados estejam amarrados pelos cadarços com seus pares.

Confira o endereço dos pontos de coleta

Centro Administrativo da Prefeitura de Betim – rua Pará de Minas, 640, Brasilea

Superintendência de Defesa Civil – rua Antônio Augusto de Resende, 229 – Centro

Gerência Regional Centro – rua Belo Horizonte, 72, Centro

Gerência Regional Alterosas – rua Marquês de Pombal, 205, Jardim Alterosas

Gerência Regional Icaivera – avenida Sycaba, 1.508, Icaivera

Gerência Regional Citrolândia – avenida Dr. José Mariano, 843, Citrolândia

Gerência  Regional Imbiruçu – avenida São Caetano, 230, Imbiruçu

Gerência  Regional Norte – Rua do Rosário, 1.840, Angola

Gerência  Regional Petrovale – rua Marrocos. 100, Petrovale

Gerência Regional PTB – rua Rio Madeira, 1.960, Guanabara

Gerência Regional Teresópolis – rua Cambuci, 130, Santo Antônio

Gerência  Regional Vianópolis – rua Conceição da Silva Lima, 725, Vianópolis

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.