Levantamento de infestação do Aedes aegypti
Na próxima segunda-feira (21), a Prefeitura de Betim dará início a mais um Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), com o objetivo de identificar o nível de infestação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika na cidade.
Aproximadamente 8 mil imóveis serão visitados pelos agentes de combate a endemias (ACEs) em todos os bairros. O levantamento seguirá até o dia 30 de outubro, e os resultados serão divulgados em novembro, servindo como base para as ações de combate ao mosquito nos próximos meses.
O LIRAa permite identificar rapidamente as áreas com maior concentração de larvas do Aedes aegypti e os principais tipos de criadouros. Nos locais com maior infestação, as visitas domiciliares serão intensificadas para eliminar os criadouros. Além disso, a prefeitura promoverá ações de limpeza e campanhas educativas para conscientizar a população sobre a importância de evitar a proliferação do mosquito.
Recorde de casos em 2024
No início de 2024, Betim enfrentou a maior epidemia de dengue e chikungunya de sua história. Entre janeiro e outubro, foram registrados 57.407 casos prováveis de dengue e 12 mortes, além de 3.427 casos de chikungunya, com cinco óbitos. A chegada do período chuvoso aumenta o risco de novos surtos, tornando ainda mais essencial o apoio da população nas ações de prevenção.
Para intensificar o combate ao Aedes aegypti, a prefeitura contratou 107 novos agentes de combate a endemias e nove supervisores de campo em agosto, aumentando o efetivo para 231 ACEs e 25 supervisores.