Um dia no museu
Tem início na próxima segunda-feira, dia 13, as atividades da 22ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que tem como tema “Museus, Educação e Pesquisa”. Em Betim, o evento tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Arte e Cultura (Secult)
Os espaços Casa da Cultura Josephina Bento, Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo e o Centro de Memória da Hanseníase Luiz Verganin, na Colônia Santa Isabel, terão uma programação tanto para os profissionais desses espaços quanto para o público.
As atividades começam com um encontro na Casa da Cultura, voltada para os profissionais dos três espaços culturais de Betim, que vão se reunir para compartilhar experiências, debater as propostas do Ibram, além de aperfeiçoar a gestão dos museus locais. O evento acontece na próxima segunda-feira, dia 13, das 9h ás 12h.
Capacitação
Na terça-feira, dia 14, uma oficina de montagem de exposições será oferecida também para os funcionários dos espaços, no Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo, das 9h às 12h. A ação pretende capacitar e motivar os colaboradores, incentivando a reflexão sobre os processos que envolvem a montagem das mostras. O Museu estará fechado para o público durante a oficina.
Espaço aberto ao público
Nos dias 15, 16 e 17, será a vez de toda a população ter acesso às visitas técnicas guiadas no Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo e também no Centro de Memória da Hanseníase Luiz Verganin. Os visitantes vão conhecer de perto o funcionamento interno dos espaços, inclusive as áreas administrativas e a reserva técnica. As visitas abertas ao público acontecem das 9h às 17h.
Em entrevista ao site da Prefeitura de Betim, a secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro, destaca “Estar integrado a esse evento nacional nos permite celebrar nossos museus e espaços culturais, compartilhar experiências e aprimorar nossas práticas e políticas públicas. Ao unir esforços com profissionais, colaboradores e a população em geral, fortalecemos o compromisso com a educação, a pesquisa e a disseminação do conhecimento por meio dos museus da nossa cidade”.