Betim participa de campanha nacional de conscientização sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Ações acontecem na Prefeitura, Praça do Encontro e Praça do Ceabe

Abuso não é brincadeira

Uma das datas importantes celebradas no mês de maio está chegando. No sábado, dia 18, é dia de celebrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para isso, foi criada a campanha a nível nacional denominada “Maio Laranja”.

A prefeitura de Betim participa da campanha por meio da Secretaria de Assistência Social, promovendo ações que começam amanhã, dia 16 e vai até sábado, dia 18.

Amanhã, no auditório do Centro Administrativo, o seminário “Fortalecendo a Rede de Proteção para o Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, das 13h às 17h. Para participar, é preciso se inscrever através do link

Informar e conscientizar

O objetivo é que o tema seja tratado como grave violação de direitos humanos, sensibilizando o público sobre a importância que representa a rede de proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes, e promover o fortalecimento da rede intersetorial.

Os profissionais da Saúde, da Assistência Social, da Cultura, da Educação, do Esporte, da Segurança Pública, do Poder Judiciário, de entidades parceiras, a comunidade acadêmica, conselheiros tutelares, fazem parte do público alvo das atividades.

Foto: Maio Laranja/Divulgação

Palestras

Serão várias palestras durante o seminário. Márcia Ribeiro Alves, referência técnica sobre violências, da Vigilância Epidemiológica de Betim, apresentará o perfil epidemiológico da violência sexual contra crianças e adolescentes na cidade.

O papel da rede de proteção para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes em situação de violência sexual será abordado pela psicóloga Edwiges de Oliveira Neves.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Washington Rodrigues, vai falar sobre a importância da entidade na formulação de políticas públicas que beneficiem as crianças e adolescentes.

Exposição

Durante o seminário, os desenhos feitos pelos integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), dos 16 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), farão parte da exposiçãoViolência contra Crianças e Adolescentes: não feche os olhos para isso”.

Ações nas ruas

Na sexta-feira, dia 17, as 9h, na Praça do Encontro, terá distribuição de materiais informativos que abordam a identificação de possíveis sinais de abuso sexual infanto-juvenil, e como acessar os canais de denúncia. Uma caminhada e um abraço simbólico na praça também estão previstos, em seguida, os alunos da Organização da Sociedade Civil Circo de Todo Mundo farão uma apresentação circense.

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, sábado, dia 18, uma bliz educativa acontece na praça do Ceabe, com o intuito de conscientizar a população da importância do tema. A ação vai das 9h às 11h.

Ao site da prefeitura, a referência técnica para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Maria José de Souza Coelho, ressalta: “A campanha tem o objetivo de criar um espaço de diálogo entre os profissionais da rede intersetorial de enfrentamento à violência sexual e, também, alertar a sociedade sobre essa grave violação dos direitos humanos. As ações de mobilização nas praças visam, principalmente, orientar e sensibilizar o público sobre a importância do combate, além de possibilitar a disseminação do conhecimento acerca do tema. É preciso compreender o fenômeno da violência sexual para combatê-lo”.

Foto: Prefeitura de Betim
Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.