Infância segura
O dia 12 de junho foi estabelecido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.
A data será lembrada pela Prefeitura de Betim com uma ação educativa em um dos pontos mais movimentados da cidade.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) vai promover uma blitz educativa das 15h às 17h, na praça do Ceabe, visando mobilizar a população contra a prática, que é considerada crime no Brasil. A iniciativa abrange ainda as linhas do transporte público municipal e intermunicipal que passam pelo local.
Conscientização
Durante a iniciativa, haverá exibição de faixas e a distribuição de material informativo sobre o trabalho infantil e também dicas para acessar os canais de denúncia.
Além dos pedestres, também serão orientados os passageiros das linhas do transporte público que passarem pelo local, seja dentro dos ônibus ou das vans.
Os alunos da Organização da Sociedade Civil Circo de Todo Mundo fará uma apresentação durante a ação a partir das 15h.
Instituições presentes
Também estarão presentes na ação os Agentes da Guarda Municipal de Betim e profissionais da Educação, dos Conselhos Tutelares e do Programa de Controle de Homicídios – Fica Vivo!, do Centro de Prevenção à Criminalidade (CPC) do governo de Minas.
“Nosso objetivo é dar visibilidade ao tema e sensibilizar sobre a importância de garantir a proteção dos direitos da criança e do adolescente. Com a mobilização, convocamos a população para que também contribua com o combate ao trabalho infantil nas ruas, estabelecimentos comerciais e demais espaços em que ocorra essa grave violação constitucional”, ressalta a assistente social e referência técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da Semas, Gilzane Lourenço de Freitas, ao site da prefeitura.