Betinense é campeão da 1ª Copa Internacional de Capoeira

Torneio foi disputado na cidade do Rio de Janeiro

Mais um troféu para Betim

No último domingo, dia 21, foi disputado na cidade do Rio de Janeiro, a 1ª Copa Internacional de Capoeira. Cerca de 200 atletas de várias cidades do Brasil e também representantes de outros países, estiveram presentes. O professor betinense Ernane Correia, mais conhecido pelo apelido de “Lampião” sagrou-se campeão do torneio.

Pra mim foi uma sensação maravilhosa. Quem é capoeirista sabe a dificuldade que é. Infelizmente, temos pouco apoio. É uma emoção muito grande ser reconhecido internacionalmente. Essa conquista é muito importante para a capoeira de Betim, e para mim, em especial, é um sonho realizado”, conta o professor.

Lampião conta que conheceu o esporte por meio de um projeto social na cidade vizinha de Mateus Leme, em meados do ano 2000. Hoje, o campeão é professor de educação física e atua na formação de novos atletas.

Foto: Reprodução Pessoal

Projeto Capoeira na Praça

Lampião é idealizador do projeto Capoeira na Praça, que acontece todas as terças e quintas, na Praça do Encontro, na região central de Betim.

As aulas são gratuitas e acontecem em dois períodos, na parte da manhã às 7h e a noite a partir das 19h.

Além do merecido reconhecimento, a vitória no torneio trouxe para o atleta betinense a chance de participar da Volta do Mundo Bambas (VMB) o maior espetáculo de capoeira do mundo, que ainda não tem data marcada, mas deve acontecer nos próximos meses.

A capoeira

Considerada crime no Brasil após o período da abolição da escravatura, a capoeira esteve presente no código penal até o ano de 1937. Com o fim da proibição, as rodas se espalharam pelo país, sendo considerada símbolo de resistência e da cultura afro-brasileira.

A capoeira é um esporte que resgata vidas e contribui na socialização das pessoas. Já desenvolvi muitos projetos na cidade de Betim. Hoje, tenho minha turminha na praça, são adolescentes, crianças, mulheres, homens e idosos. Estamos lá firmes e fortes”, destaca Lampião.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.