Brasil enfrentará nova onda de calor a partir de segunda feira, dia 2

Temperaturas devem passar dos 40°C em diversas regiões do país

Calor extremo

Segundo o Climatempo, uma nova massa de ar quente se aproxima do Brasil e uma onda de calor deve se intensificar já nos primeiros dias de setembro.

Nessa época do ano, as ondas de calor acontecem com maior frequência em algumas partes do país, em especial nas áreas do Brasil Central e no Centro-Oeste.

Nos últimos anos, essas ondas têm se tornado cada vez mais intensas, mais precoce e com uma maior duração de tempo, é o que indicam os modelos meteorológicos.

Ondas de calor ainda no inverno?

Oficialmente, a primavera começa no domingo, dia 22 de setembro, e vai até sábado, 21 de dezembro. Em seu final, o inverno será marcado por muito calor em todo o país, o que não é atípico.

É possível que em algumas áreas, o calor permaneça até meados de setembro, o que precisa ser monitorado e atualizado.

A expectativa é que, assim como o calor, a chegada da chuva na maioria dessas áreas, deve acontecer entre a segunda quinzena de setembro e o início do mês de outubro.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Atenção

O mês de setembro deve ter sua primeira forte frente fria apenas a partir do dia 19, onde a atmosfera se movimenta, trazendo um ar mais frio, fazendo diminuir o calor em alguns estados.

Porém, até o dia 19, a maior parte do país vai enfrentar dias de muito calor, com índices muito baixos de umidade do ar, parecidos com as regiões desérticas, agravando ainda mais a situação das queimadas na região central do país.

Estima-se que a umidade relativa do ar deva atingir valores considerados de emergência, ficando abaixo dos 12% em diversas cidades do sul de Mato Grosso, interior de São Paulo, Triângulo Mineiro, centro-norte, nordeste de Mato Grosso do Sul e sul de Goiás.

Foto: Climatempo/Divulgação

Ainda mais forte

Essa nova onda de calor que se aproxima deve ser mais intensa que as duas primeiras que tivemos nos meses de março e abril deste ano, levando em conta o tempo de duração e das temperaturas.

Os dados do Climatempo indicam que a temperatura deve ultrapassar os 42 °C na região Centro-Oeste e deve alcançar os 40 °C em áreas do Sudeste. Já o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as temperaturas podem variar entre 41 °C e 44 °C. Cuiabá pode ter temperaturas de até 43 °C.

Em Minas Gerais as temperaturas devem ficar entre os 37 °C e 40 °C, dependendo da região do estado. Em São Paulo, o calor pode apresentar temperaturas entre 34 °C e 36 °C, e o Rio de Janeiro, os termômetros devem marcar temperaturas entre 37 °C e 39 °C.

Esse fenômeno deve permanecer até o dia 12 de setembro em algumas regiões do país. Os dados meteorológicos indicam que o período dessa nova onda de calor seja maior em algumas regiões, e que o calor deve continuar até meados da segunda quinzena do mês.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.