Cachaças de alambique e aguardente, terão primeiro concurso de qualidade em MG

Inscrições podem ser feitas de forma gratuita nos escritórios da Emater

Em busca das melhores

Em breve, Minas Gerais terá o seu primeiro Concurso de Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineira.

A bebida, que tem todo um processo tradicional de fabricação em alambiques, foi declarado por lei, Patrimônio Cultural de Minas, desde 2007.

O público alvo do concurso são produtores/engarrafadores e padronizadores/engarrafadores, que tenham estabelecimentos em Minas Gerais com registro junto ao Ministério da Agricultura, com as denominações “Cachaça de Alambique” e “Aguardente de cana”.

Cachaça e aguardente

O concurso vai contemplar duas bebidas que parecem ser a mesma coisa, mas tem várias diferenças entre uma e outra.

A cachaça precisa ter uma graduação alcoólica de 38 a 48 graus, em uma temperatura de 20 graus centígrados, já a graduação alcoólica da aguardente é de 38 a 54 graus.

A definição do nome entre cachaça e aguardente é feita pelo produtor na hora do registro do produto, que também exige um laudo físico-químico, explica o assessor técnico do Departamento Técnico (Detec) da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas (Emater-MG), Lucas Rocha Carneiro.

Foto: Emater/Divulgação

Categorias do Concurso

O participante poderá fazer até duas inscrições, uma para cada categoria disponível.

Categorias de cachaças

Cachaça de alambique

Cachaça de alambique armazenada

Cachaça de alambique envelhecida

Cachaça de alambique envelhecida – premium

Cachaça de alambique envelhecida – extra premium

Categorias de aguardente de cana

Aguardente de cana

Aguardente de cana armazenada

Aguardente de cana envelhecida

Aguardente de cana envelhecida – premium

Aguardente de cana envelhecida – extra premium.

As inscrições devem ser feitas em duas etapas, o produtor deverá procurar o escritório da Emater-MG de sua cidade até o dia 19 de julho e preencher o anexo 1 do regulamento. Após confirmada a pré-inscrição, a documentação exigida e as amostras dos produtos devem ser enviadas até o dia 2 de agosto.

Todo o custo operacional e do envio dos documentos e das amostras será do produtor interessado. O regulamento do concurso está disponível no link.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.