Candidatos à prefeitura de Betim apresentam propostas para a saúde pública

Confira as propostas de cada candidato

As propostas

Os candidatos à Prefeitura de Betim para as eleições de 2024 tiveram 1 minuto para apresentar suas propostas para melhorar a saúde pública da cidade, durante entrevistas exclusivas ao portal Betan City. 

De forma sucinta, eles destacaram suas ideias sobre como pretendem garantir um atendimento de qualidade à população e reduzir o tempo de espera nas unidades de saúde. A seguir, você confere os principais pontos levantados. 

Os vídeos completos das entrevistas podem ser assistidos no Instagram do Betan City.

 

Candidatos à Prefeitura de Betim (Heron Guimarães, Pedro Betinense, Dr. Vinícius Resende e Zulu)

Heron Guimarães (União Brasil)

O candidato Heron Guimarães, destacou os avanços realizados na área da saúde durante a gestão do atual prefeito Vittorio Medioli (sem partido) e prometeu a continuidade dos projetos em andamento. Entre suas principais propostas estão:

Hospital Regional: construir um anexo de seis andares no Hospital Público Regional Prefeito Osvaldo Rezende Franco para aumentar a capacidade de atendimento.

Concurso Público: dar posse aos aprovados no concurso realizado durante sua gestão como secretário de Saúde, ampliando o quadro de profissionais e, consequentemente, os atendimentos.

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE): priorizar a valorização desses profissionais, que atuam diretamente no atendimento à população.

Unidades Básicas de Saúde (UBS): garantir a continuidade das reformas e manutenções nas UBS já existentes e entregar mais duas unidades que, segundo ele, serão finalizadas pela atual gestão dentro do mandato vigente.

Pedro Betinense (Mobiliza)

Pedro Betinense criticou a gestão do atual prefeito, Vittorio Medioli, por segundo ele, priorizar a construção de novas unidades de saúde sem garantir o pleno funcionamento das existentes. Sua estratégia, caso seja eleito, será focar primeiro na otimização da estrutura já disponível. Entre suas principais propostas estão:

Unidades Básicas de Saúde (UBS): fazer funcionar plenamente as UBS já construídas, garantindo que todas tenham médicos, medicamentos e equipamentos adequados antes de iniciar novas obras.

Gestão de recursos: otimizar os recursos existentes para oferecer serviços de saúde de qualidade, priorizando o funcionamento eficiente das unidades antes de planejar a expansão.

Dr. Vinícius Resende (Partido Verde)

Dr. Vinícius Resende apresentou propostas voltadas à ampliação da rede de saúde e à criação de novos serviços especializados. Ele destacou a importância de acabar com as filas de espera e de expandir a cobertura de saúde no município e de valorizar os servidores públicos: Entre suas principais propostas estão:

Fila zero na saúde: implementar um sistema de gestão que elimine as filas de espera e garanta atendimento rápido e eficaz.

Hospital Municipal: construir um novo hospital na região do Teresópolis para atender às necessidades das áreas mais afastadas do centro.

UPAs 24 horas: colocar algumas das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) existentes para funcionar 24 horas, ampliando a capacidade de atendimento de urgência e emergência.

Concurso Público: realizar concursos para contratar mais médicos, especialistas, enfermeiros e técnicos de saúde, para melhorar o  atendimento nas unidades.

Centro Diagnóstico do Autismo: reabrir a Uai 7 e transformar o local em um centro especializado no diagnóstico de autismo, com uma equipe multidisciplinar para atender as famílias atípicas.

Zulu, José Augusto Bernardes (PCB)

Zulu, defendeu uma mudança estrutural na gestão da saúde pública em Betim, com o fim da terceirização e a valorização dos servidores públicos: Entre suas principais propostas estão:

Fim da terceirização: eliminar a terceirização dos serviços de saúde, tornando o município o responsável direto pela gestão dos serviços.

Concurso Público: realizar concursos para contratar novos profissionais de saúde, garantindo melhores condições de trabalho e atendimento.

Hospital Municipal nas periferias: construir um hospital municipal voltado para atender as comunidades periféricas, onde, segundo ele, as demandas por serviços de saúde são mais urgentes.

Por: Suellen Emerick

Bárbara Bitencourt: Graduada em Comunicação Social e especializada em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Pitágoras, em Belo Horizonte.