Eleições 2024
Na manhã de ontem, três candidatos ao cargo de prefeito de Betim participaram de um debate promovido pela rádio Itatiaia, transmitido ao vivo no canal da emissora no YouTube.
Heron Guimarães (União Brasil), Pedro Betinense (Mobiliza) e Dr. Vinícius Resende (PV), concordaram previamente com as regras do debate e responderam perguntas feitas pelos jornalistas da rádio, pelos ouvintes e pelos próprios candidatos.
Foi acordado que o primeiro bloco do debate seria dedicado as perguntas dos jornalistas da Itatiaia. No segundo bloco, os candidatos responderam perguntas feitas pelos ouvintes da rádio, o terceiro bloco teve tema livre, com confronto entre os candidatos, e o quarto bloco ficou reservado para as considerações finais.
Primeiro bloco
Após sorteio, o candidato Dr. Vinícius Resende foi quem respondeu a primeira pergunta, que se tratava da formação do seu secretariado. Segundo o candidato, caso seja eleito, seu secretariado terá uma composição diversa, contemplando mulheres, negros e valorizando os servidores efetivos da prefeitura.
Comentando a resposta do seu adversário, o candidato Pedro Betinense disse que seu secretariado será composto pelas melhores pessoas possíveis e de sua confiança, independente do sexo ou cor da pele. Pedro citou ainda supostos casos de corrupção envolvendo secretários municipais no ano passado.
A segunda pergunta feita pelos jornalistas foi direcionada para o candidato Pedro Betinense, que respondeu sobre a convivência entre os moradores e as empresas que estão localizadas em seus bairros.
Em sua resposta, Pedro enfatizou que as empresas e a comunidade precisam caminhar juntas, e que em seu governo, caso seja eleito, essas empresas passarão por uma fiscalização mais rígida, citando o caso de uma fábrica de sabão, no bairro Alterosas, que tem causado um mau cheiro muito forte na região.
Ao comentar a resposta de Pedro, Heron Guimarães frisou que Betim foi uma cidade desorganizada por muito tempo, e que nos últimos anos, a administração atual conseguiu organizar seus distritos industriais e viabilizar a construção do aeroporto. A ideia do candidato é que as empresas que hoje se encontram em áreas residenciais, possam se transferir para um desses distritos industriais.
Outro tema que tem chamado a atenção em Betim foi colocado em debate na terceira pergunta feita pelos jornalistas da rádio, a terceirização na área da Educação.
Questionado, o candidato Heron Guimarães ressaltou que isso é uma falácia. Segundo ele, a Educação de Betim continua sendo pública, e o que existe são os contratos. Heron também afirmou não concordar com algumas situações envolvendo as Organizações Sociais (OS) e que alguns casos precisam ser rediscutidos.
Comentando a resposta de Heron, o candidato Dr. Vinicius frisou que a terceirização na Prefeitura de Betim só está aumentando, citando casos nas áreas da Saúde e Educação. Segundo Vinícius, a terceirização dificulta o acesso da população a serviços que deveriam ser prestados pelos funcionários aprovados no concurso público.
Segundo Bloco
No segundo bloco do debate, os candidatos responderam a perguntas feitas por moradores de Betim. Foram selecionadas seis perguntas de seis diferentes moradores da cidade, envolvendo diferentes temas relacionados ao município.
A primeira pergunta foi sobre educação, e partiu de uma moradora do bairro Bandeirinhas. Em sua resposta, o candidato Heron citou a construção de uma creche em tempo integral e usou o resto do seu tempo de resposta para defender a cobrança de IPTU na cidade.
Outra pergunta feita por um morador de Betim, se referia a poluição no Riacho das Areias. Sorteado para responder, Pedro Betinense citou o caso bastante conhecido de um frigorífico que joga os resíduos animais no rio, sendo multado diversas vezes. Para o candidato, essa situação acontece por descaso da gestão atual e da falta de fiscalização.
A terceira pergunta feita por moradores da cidade abordou o tema Saúde, e o candidato sorteado para responder foi Dr. Vinícius Resende. O médico ressaltou que a Saúde é uma das principais reclamações dos moradores da cidade. Segundo ele, faltam medicamentos, a estrutura não é adequada e pessoas estão morrendo nas filas sem atendimento.
Confronto direto
No terceiro bloco do debate, os candidatos responderam perguntas feitas pelos adversários. A primeira pergunta foi de Heron para Vinícius, e a partir daí, a cordialidade entre os candidatos foi colocada para escanteio.
Citando uma condenação sofrida por Maurinho Resende, ex vereador e pai do candidato Dr. Vinícius Resende, Heron Guimarães questionou se o pai de Vinícius seria sua sombra na prefeitura. Em sua resposta, o candidato do PV ressaltou que o caso envolvendo seu pai aconteceu há 30 anos, e que ele responde por seus atos, citando também um processo onde Heron Guimarães é réu por improbidade administrativa enquanto era Secretário de Comunicação no governo Carlaile.
Em sua vez de fazer a pergunta, Dr. Vinícius questionou Pedro Betinense a respeito do processo de atração de novas empresas para Betim, e teve como resposta, que seu objetivo é quebrar um ciclo vicioso existente na prefeitura de Betim, onde, segundo ele, a prefeitura tem favorecido algumas pessoas conhecidas em detrimento da população.
A terceira pergunta do bloco foi feita pelo candidato Pedro Betinense e direcionada para o candidato Heron Guimarães. O tema escolhido foi a não abertura de uma CPI para investigar o Instituto Dignidade e Desenvolvimento Social (IDDS), durante a gestão atual.
Heron respondeu que os responsáveis por uma abertura de CPI são os vereadores, e caso seja eleito, ele mesmo pedirá aos vereadores a abertura dessa CPI.
Considerações finais
Em suas considerações finais, o candidato Dr. Vinícius Resende frisou que os servidores da prefeitura precisam voltar a circular pelos corredores da prefeitura sem ser perseguidos. Vinícius afirmou também que, como médico, se eleito, vai atender uma vez por semana nos postos de saúde da cidade, para acompanhar de perto a situação da Saúde em Betim. Prometeu também voltar com as festas tradicionais da cidade e um olhar mais de perto na Educação do município.
Já Heron Guimarães, fez em sua última fala, uma brincadeira usando as iniciais do seu nome, sendo a letra H, vinculada a honestidade, a letra E, de eficiência, a letra R, de responsabilidade, a letra O, de obstinação e a letra N, notoriedade. Heron também prometeu corrigir os erros cometidos pela atual gestão, da qual ele faz parte, e dar continuidade ao que foi feito de bom.
Pedro Betinense encerrou sua participação no debate falando sobre violência. O candidato fez questão de lembrar o caso de um assassinato cometido ontem, dia 2, no Parque Batismal, nas primeiras horas do dia. Pedro também fez críticas ao comando da Guarda Municipal e ao governador do Estado, que, segundo ele, tem falhado constantemente com Betim.
A íntegra com todas as perguntas e respostas dos candidatos podem ser acessadas no canal oficial da Rádio Itatiaia no YouTube. Os candidatos à Prefeitura de Betim voltam a debater na próxima segunda-feira, dia 9, com transmissão ao vivo na página do G1.