Casa da Cultura comemora 37 anos de sua inauguração

No passado, espaço já serviu de pousada, residência e até bar

Semana de festa na Casa da Cultura

Na próxima quarta-feira, dia 19, a Casa da Cultura Josephina Bento, um dos maiores patrimônios culturais de Betim, celebra seus 37 anos de inauguração. A data será comemorada ao longo da semana, com uma programação especial e gratuita que vai contar com visita guiada, roda de samba e uma oficina de acrobacias de solo.

Entre segunda, dia 27, e quarta, dia 29, as portas da Casa da Cultura estarão abertas para uma visitação especial. Será possível fazer uma imersão na história do espaço e na contribuição proporcionada para a cultura de Betim ao longo das últimas décadas. As visitas acontecem das 9h às 17h. Na terça-feira, dia 28, às 19h, uma noite cultural será comandada pelo grupo “Roda de Samba entre Amigos”, com muita diversão e música boa.

Para finalizar as festividades, quarta-feira, dia 29, a oficina de acrobacias no solo “Consciência Corporal e Malabares”, será ministrada pela professora Tayuana Meneses. A ação acontece das 13h às 15h e vai possibilitar aos interessados se conectarem com o corpo de forma consciente.

Foto: Prefeitura de Betim

História

A Casa da Cultura Josephina Bento tem uma história que remonta ao início do século XVIII, época em que foi uma das primeiras construções do até então Arraial Capela Nova.

Ao longo dos anos, serviu para várias finalidades como pousada de tropeiros que passavam pela região, residência e até bar. O imóvel foi desapropriado pela Prefeitura de Betim em 1985. Em 1987, depois de uma restauração, foi inaugurada como Casa da Cultura, se tornando referência para eventos culturais na cidade.

Em 1997 foi tombada como Patrimônio Histórico-Cultural e, em 2019, passou por mais uma reforma completa para tornar o espaço acessível a todos.

Foto: Prefeitura de Betim

A Casa da Cultura é um verdadeiro tesouro cultural de Betim, um espaço que respira história e que tem sido fundamental para o enriquecimento de nossa identidade cultural ao longo dos anos. Celebrar os 37 anos de inauguração enquanto ‘Casa da Cultura Josephina Bento’ é uma honra e uma oportunidade para reconhecermos a importância desse espaço para a comunidade. Estamos muito felizes em oferecer uma programação com atividades que visam não apenas celebrar, mas também educar e entreter os cidadãos”, destaca a secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro, ao site da prefeitura.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.