Empresa sustentável
Uma marca importante foi alcançada pela Cemig nesta Semana Mundial do Meio Ambiente. Em 2023, a empresa alcançou o índice de 98.8% dos resíduos sólidos gerados pela empresa foram enviados para reciclagem e reaproveitamento.
Foram aproximadamente 60 mil toneladas de materiais que deixaram de ser descartados indevidamente no meio ambiente, no período de um ano.
Esse resultado é uma conquista, e demonstra o compromisso da Cemig com a sustentabilidade e a economia circular.
Referência no país
Para a diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, a marca atingida pela empresa é relevante para o mercado energético brasileiro. Esse resultado coloca a Cemig como referência em destinação de resíduos em relação as outras concessionárias no país.
O analista de Logística da Diretoria de Logística da Cemig, Felipe Cotta, acrescenta que a maior parte dos resíduos é formada por sucatas de equipamentos, como transformadores, religadores e isoladores. Uma empresa especializada em logística reversa paga para adquiri-los e, em troca, podem processá-los e comercializá-los como matéria-prima para outros setores.
Resíduos líquidos
Outros produtos que também podem trazer impactos ambientais significativos são os óleos minerais usados no isolamento e refrigeração dos equipamentos elétricos. Para esses, a Cemig vem destinando o melhor descarte desses produtos nos últimos anos.
No ano passado, 483 mil litros de óleo mineral foram destinados para empresas especializadas em reprocessamento. O óleo isolante é útil para a fabricação de outros óleos lubrificantes, através da tecnologia de rerrefino. Outros 459 mil litros de óleo mineral isolante foram regenerados pela própria Cemig para serem reutilizados pela empresa.
Foco em sustentabilidade
A companhia tem hoje 100% do seu parque gerador de energia baseado em fontes renováveis (hidrelétrica, solar e eólica), fazendo da empresa a maior emissora e certificados de energia limpa no Mercado Livre de Energia no Brasil.
A Cemig assinou em 2022, a participação no Movimento Ambição Net Zero, do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).