Cemig recicla quase 100% dos resíduos sólidos gerados pela empresa

Empresa já evitou o descarte no meio ambiente de 200 mil toneladas de resíduos desde 2020

Empresa sustentável

Uma marca importante foi alcançada pela Cemig nesta Semana Mundial do Meio Ambiente. Em 2023, a empresa alcançou o índice de 98.8% dos resíduos sólidos gerados pela empresa foram enviados para reciclagem e reaproveitamento.

Foram aproximadamente 60 mil toneladas de materiais que deixaram de ser descartados indevidamente no meio ambiente, no período de um ano.

Esse resultado é uma conquista, e demonstra o compromisso da Cemig com a sustentabilidade e a economia circular.

Foto: Cemig/Divulgação

Referência no país

Para a diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, a marca atingida pela empresa é relevante para o mercado energético brasileiro. Esse resultado coloca a Cemig como referência em destinação de resíduos em relação as outras concessionárias no país.

O analista de Logística da Diretoria de Logística da Cemig, Felipe Cotta, acrescenta que a maior parte dos resíduos é formada por sucatas de equipamentos, como transformadores, religadores e isoladores. Uma empresa especializada em logística reversa paga para adquiri-los e, em troca, podem processá-los e comercializá-los como matéria-prima para outros setores.

Resíduos líquidos

Outros produtos que também podem trazer impactos ambientais significativos são os óleos minerais usados no isolamento e refrigeração dos equipamentos elétricos. Para esses, a Cemig vem destinando o melhor descarte desses produtos nos últimos anos.

No ano passado, 483 mil litros de óleo mineral foram destinados para empresas especializadas em reprocessamento. O óleo isolante é útil para a fabricação de outros óleos lubrificantes, através da tecnologia de rerrefino. Outros 459 mil litros de óleo mineral isolante foram regenerados pela própria Cemig para serem reutilizados pela empresa.

Foto: Cemig/Divulgação

Foco em sustentabilidade

A companhia tem hoje 100% do seu parque gerador de energia baseado em fontes renováveis (hidrelétrica, solar e eólica), fazendo da empresa a maior emissora e certificados de energia limpa no Mercado Livre de Energia no Brasil.

A Cemig assinou em 2022, a participação no Movimento Ambição Net Zero, do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.