Chega ao fim nesta sexta-feira, 29, a Campanha Estadual de Multivacinação

O objetivo é atualizar o cartão de vacina de crianças e adolescentes

Com as vacinas em dia

Chega ao fim nesta sexta-feira, dia 29, a Campanha Estadual de Multivacinação para Crianças e Adolescentes com idade entre 0 e 14 anos.

Iniciada no dia 4 de novembro, a ação pretende atualizar a caderneta de vacinação daqueles que estavam com alguma vacina em atraso.

Durante toda a campanha, foram aplicadas 12.245 doses de diversas vacinas que compõe o calendário vacinal.

Foto: PMB/Divulgação

Vacinas disponíveis nas UBSs

O Vacimóvel, unidade móvel que circula por diversos pontos da cidade, em vários horários diferentes e inclusive aos fins de semana, serviu como ponto de apoio, ampliando o alcance da campanha.

No último sábado, dia 23, durante o dia D da campanha, foram aplicadas 2.570 doses.

Mesmo após encerrada a campanha, todos as vacinas presentes no Calendário Nacional de Vacinação continuam disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Betim, no horário das 8h às 17h. Exceto a vacina que protege contra a varicela, que no momento está em falta.

Segundo a prefeitura, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), responsável pela distribuição dos imunizantes aos municípios, já foi notificada sobre a falta da vacina, porém, não há previsão do envio das novas doses.

“As vacinas são a principal forma de prevenção contra doenças imunopreveníveis. Por isso, é fundamental que crianças e adolescentes recebam todas as doses previstas no calendário vacinal. Mesmo após o encerramento da campanha, pedimos aos pais e responsáveis que mantenham a situação vacinal de seus filhos atualizada”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Fábia Ariane e Fonseca.

Foto: PMB/Divulgação

Para vacinar

No momento da vacinação, os pais ou responsáveis precisam apresentar documento de identidade válido, e também identidade e cartão de vacinas da criança, para ser conferido pela profissional de saúde.

Serão aplicadas as vacinas que estiverem dentro do prazo de recebimento e/ou as vacinas que estão em atraso, segundo o Calendário Nacional de Vacinação.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.