Olho vivo
Foi preso ontem, dia 03, pela Guarda Municipal, um homem de 40 anos, foragido da Justiça.
Uma guarnição foi acionada após a placa do carro onde estava o sujeito ser reconhecida pelas câmeras do sistema de cercamento eletrônico do Centro Integrado de Operações (COP).
O carro onde estava o homem, foi parado quando passava pela avenida Marco Túlio Isaac, na altura do bairro Imbiruçu.
Abordagem
Após a abordagem e conferência dos documentos, foi constatado um mandado de prisão em aberto contra o suspeito pelos crimes de roubo ou furto.
A comandante da Guarda Municipal, Midiã Fernandes, em entrevista ao jornal O Tempo Betim, informou que a placa foi reconhecida, porque no sistema, o carro estava registrado como sendo propriedade do sujeito.
“Tudo que o suspeito tem de propriedade é registrado no sistema. Então, nesse caso, as câmaras reconhecem a placa, e a abordagem é feita para se averiguar se se trata mesmo da pessoa”.
O foragido da Justiça foi encaminhado para a Delegacia de Plantão da Polícia Civil. O carro, por não ter nenhuma restrição, foi liberado para um familiar do suspeito.
Sistema COP
O COP conta com videomonitoramento de 68 câmeras do Olho Vivo, sendo 32 da Guarda Municipal e 34 da Polícia Militar, e recebe também informações em tempo real pelas 66 câmeras de LPR (do inglês License Plate Recognition), instaladas pela prefeitura em diversas regiões da cidade, que fazem a leitura automática de placas de veículos.
A unidade, que funciona 24 horas, também recebe os chamados feitos para a Guarda Municipal, pelo 153, e para a Defesa Civil, pelo 199.