Com estoque em baixa, Banco de Leite Humano de Betim busca novas doadoras

O CMI Betim também atende mulheres que tenham dificuldade em amamentar

Atrás de doadoras

O Banco de Leite Humano de Betim está precisando de novas doadoras.

A unidade fornece leite humano pasteurizado para bebês nascidos de forma prematura e/ou abaixo do peso, que estão internados nas UTIs neonatais do Centro Materno-infantil (CMI) de Betim.

Na atualidade, a unidade tem como parceiras apenas 19 doadoras, e o estoque de leite está bem abaixo do adequado. As mães que no momento estão amamentando, e tem leite excedente, podem contribuir.

Como funciona a doação

Todo o suporte é fornecido pelo Banco de Leite para as mães que decidem doar. Elas recebem o recipiente para armazenar o leite e são orientadas sobre como fazer corretamente a coleta e também a conservação do produto.

O leite é recolhido pelos profissionais do Banco de Leite no domicílio da doadora toda semana.

Em setembro deste ano foram coletados 67,8 litros de leite humano, porém, após o processo de pasteurização, somente 35 litros foram encaminhados ao CMI.

Essa diferença na quantidade se deve ao rigoroso controle de qualidade, que torna o leite impróprio para o uso quando se encontra qualquer tipo de contaminação ou acidez no leite.

Foto: Rafael Assis/Agência Minas

Números de 2023

No ano passado, o BLH fez a coleta e processamento de 1.017 litros de leite humano, doados por 1.163 lactantes.

Com essa quantidade, foram beneficiados mais de 330 bebês que se internaram na unidade neonatal do Centro Materno-infantil, que trabalha em parceria com outras duas unidades coletoras, o hospital São João de Deus, na cidade de Divinópolis, e com o Centro Materno-infantil de Contagem.

Essas duas instituições receberam juntas, em 2023, 525 litros de leite humano doados por 605 doadoras, e atenderam uma média de 25 bebês cada.

“O leite doado é essencial para a recuperação e o desenvolvimento da saúde dos bebês prematuros internados na unidade neonatal. O leite materno contém todos os nutrientes necessários para o crescimento saudável, sendo vital nos primeiros dias de vida. Para alguns bebês, 1 ml já é suficiente para uma refeição”, explica a coordenadora do Banco de Leite Humano de Betim, Cláudia Gonçalves de Oliveira, ao site da prefeitura.

O Banco de Leite fornece também o aleitamento materno, onde a equipe da unidade orienta as mães atendidas no CMI sobre a importância da amamentação, a maneira correta da pega e também o posicionamento do bebê no seio da mãe. A unidade atende também as mulheres que tem dificuldade de amamentar.

Para doar, basta entrar em contato com o BLH pelo telefone (31) 3539-8601, das 8h às 18h, todos os dias.

Foto: PMB/Divulgação

Serviço

Banco de Leite Humano de Betim (BLH)

Atendimento: Todos os dias, das 8h às 18h

Endereço: Centro Materno-infantil – avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, 3.800, bairro Ingá (ao lado do Hospital Público Regional de Betim)

Telefone: (31) 3539-8601

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.