Museu para todos
Começou nesta segunda-feira, dia 23, e segue até o próximo domingo, dia 29, a 18ª Primavera dos Museus.
Durante esse período, os museus de todo o país vão realizar 2.334 atividades entre exposições, palestras, visitas guiadas e oficinas, que estão previstas para acontecer nas 930 instituições participantes.
A abertura oficial da semana aconteceu na tarde de hoje, em uma cerimônia realizada no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília.
Museus acessíveis
Na edição deste ano, a Primavera dos Museus traz como tema “Museus, acessibilidade e inclusão”. A escolha do tema pretende promover a discussão e a promoção da democratização dos museus, mostrando como esses espaços podem ser mais acessíveis para todos os públicos, tanto em termos socais e culturais quanto em termos físicos.
A programação completa da 18ª Primavera dos Museus já pode ser consultada na plataforma criada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Visite Museus.
Essa plataforma busca contribuir para a difusão e promoção dos espaços, aumentar o acesso à cultura, garantir a preservação do patrimônio, estimular a educação, a inclusão social, a acessibilidade e também a divulgação do conhecimento além das fronteiras físicas, alcançando um público mais amplo.
Instituições na plataforma
Toda e qualquer instituição de memória (pessoa física ou jurídica) poderá fazer parte da plataforma. Isso inclui museus, memoriais, salas de cultura, podcasts/videocasts, pontos culturais, centros culturais, parques históricos, redes de educadores, sistemas de museus, escolas técnicas, institutos históricos, cemitérios, pinacotecas, ateliês, laboratórios de documentação ou de artes e associações culturais.
Para as pessoas físicas, podem participar, por exemplo, professores de museologia, alunos, mestrandos, doutorandos e outras entidades correlatas.
Betim
Em Betim, três instituições estão presentes na programação do Primavera dos Museus.
O Memorial Noemi Gontijo, inaugurado em março deste ano, vai receber os visitantes para uma visita mediada amanhã, dia 24, das 9h às 10h40 e das 13h às 14h.
No dia 25 de setembro, o encontro acontece no Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo, das 9h às 11h30, já no dia 27 de setembro, o encontro acontece no Centro de Memória da Hanseníase Luiz Veganim, das 9h às 11h30.